Vazio Sanitário, Manejo Integrado de Pragas (MIP) e Classificação de grãos. Estes foram alguns dos assuntos tratados neste primeiro dia da Caravana Soja Brasil, em Primavera do Leste. O dia foi bastante movimentado. As oficinas do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) reuniram mais de 70 pessoas. Já o fórum com o tema: Manejo de resistência de fungicida: Vazio Sanitário X Ferrugem Asiática contou com cerca de 200 produtores rurais.
Enquanto os produtores falavam de suas dificuldades e discutiam formas de melhorar a produtividade, o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Antonio Xavier de Oliveira, iniciava mais um treinamento de Classificação de grãos, realizado pelo Sindicato Rural de Primavera do Leste, em parceria com a instituição de ensino rural. Segundo o instrutor, este treinamento forma profissionais que irão trabalhar nas unidades armazenadoras de grãos para verificar a qualidade do produto que chega do campo. “Este profissional tem um papel importante quando o objetivo é melhorar a qualidade e a produtividade. Além disso, esse mercado é promissor e muito carente de profissionais qualificados”.
Elizangela Bierhals foi uma das participantes da turma que começou o treinamento de Classificação de grãos, em Primavera do Leste, nesta segunda-feira (24.11). Ela conta que é proprietária de uma corretora de grãos e que está em busca de qualificação para ampliar seus negócios. “Já fiz um curso do Senar-MT e achei muito bom. Agora vou aprender mais sobre a qualificação de grãos. Isso me capacitará para gerenciar um laboratório que pretendemos montar”, antecipou.
De acordo com o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, além deste, a instituição oferece outras dezenas de treinamentos para qualificar tanto o produtor quanto o trabalhador da Cadeia produtiva da soja e do milho. “Durante a Caravana Soja Brasil vamos lançar nossa qualificação em Agricultura de Precisão e com isso passamos a oferecer mais cinco treinamentos que têm o objetivo de qualificar profissionais para reduzir a falta de mão de obra qualificada nesta área”.
Além de Primavera do Leste, nesta primeira etapa que acontece até o dia sete de dezembro, a Caravana Soja Brasil visita Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Nova Mutum, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Vera. Os dias serão reservados para o atendimento ao produtor que tiver dúvidas sobre o Sicar e as noites para palestras sobre Agricultura de Precisão.
As palestras serão ministradas pelos agrônomos Alan Costa, doutor em Ciências do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFMS) e CEO da empresa Drakkar Agricultura de Precisão; e Carlos Henrique Augusto, formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e coordenador de Agricultura de Precisão na Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia. Um dos temas do programa é a tecnologia embarcada, dirigida a produtores, gerentes, coordenadores e operadores de máquinas agrícolas.
Fórum – O fórum contou com a participação do superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho e foi transmitido ao vivo pelo Canal Rural e pelo site C2Rural (www.c2rural.com.br) desta segunda-feira (24.11), diretamente do auditório do Sindicato Rural do município. Participaram do painel técnico os fitopatologistas Maurício Meyer (Embrapa Soja), José Tadashi (Tadashi Agro) e Erlei Melo Reis (OR Melhoramento de Sementes) e Fabiano Siqueri, do Departamento de Proteção de Plantas da Fundação Mato Grosso, entre outros especialistas. O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), Almir Dalpasquale e o presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk, abriram o evento.
O Soja Brasil tem coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e consultoria de Safras & Mercado. A iniciativa tem o patrocínio de Basf e Mitsubishi Motors. O apoio é de Intacta, Yara Brasil Fertilizantes e MAN Latin America. A etapa de Mato Grosso do Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, da Aprosoja Brasil, da Aprosoja-MT e do Senar-MT, com o apoio local dos sindicatos rurais dos municípios que estão na rota da caravana.
Acompanhe o Canal Rural: Na TV: são 18 horas diárias de jornalismo, entretenimento e shopping rural. O conteúdo pode ser assistido pelos canais 135 e 185 da NET, 159 da SKY, 112 da Claro TV, pelas operadoras NEO TV, pela parabólica (banda C) ou em tempo real pela Internet, no site www.canalrural.com.br
Na web: www.canalrural.com.br – noticiário completo sobre agronegócio e vida no campo e c2rural.com.br – transmissão de leilões e eventos como congressos, seminários e premiações.
Nas redes sociais: www.facebook.com/canalrural|www.twitter.com/canalrural