O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) está reestruturando o Programa Sucessão Familiar. De acordo com o analista de projetos técnicos da instituição, Eduardo Silveira, responsável pelo programa no Estado, grandes novidades devem ocorrer em 2015. "Tivemos a primeira reunião e foi o passo inicial para começarmos a trabalhar na nova ementa do curso. Decidimos sobre os temas, módulos e perfil de instrutores que vão ser tratados a partir do próximo ano", antecipou.
Silveira destaca que a maior motivação da mudança foi atender melhor a necessidade dos produtores mato-grossenses. "A todo tempo durante a formatação, nos questionamos qual o nível de informação que o produtor rural tem em relação ao tema, em qual momento que as famílias estão no processo sucessório, e então as propostas pedagógicas e a ementa estão ainda mais focadas na nossa realidade, na realidade de Mato Grosso", afirmou. "Constantemente estamos entrando em contato com consultores das áreas que o tema Sucessão Familiar envolve para nos auxiliar no desenvolvimento do curso com objetivo de em 2015 melhorar o atendimento do produtor rural e sua família".
A instituição oferece o Programa Sucessão Familiar há três anos, já capacitou mais de 60 famílias empresariais rurais em turmas realizadas em Cuiabá, Rondonópolis e Sinop. E com a reformulação da proposta pedagógica novas ideias sobre o tema estão sendo discutidas. "O programa terá uma nova roupagem. Mesmo que ainda na fase inicial, o resultado de reunião já demonstra uma forte tendência de chegarmos a uma proposta ao produtor rural com maior opção de aplicabilidade da teoria para a prática nas propriedades rurais", completou.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook. Curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).