Aprimorar conhecimento no preparo de alimentos ou se aventurar por um novo mundo de sabores e técnicas foram objetivos encontrados durante três dias de oficinas de beneficiamento de alimentos que tiveram a participação de jornalistas mato-grossenses. Promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), estes encontros ocorreram entre quarta-feira (12.11) e esta sexta-feira (14). Os participantes aprenderam técnicas que poderão utilizar para facilitar o trabalho na cozinha.
Para o superintendente Tiago Mattosinho, as oficinas são apenas uma mostra dos treinamentos de 40 horas ofertados pela instituição. “Ter a participação de jornalistas nestes eventos é muito importante. Além de conhecer melhor os nossos treinamentos também podem ajudar a divulgá-los e mais que isso quando participam das oficinas entendem melhor o resultado da capacitação ofertadas pela instituição. Mas que isso, eles podem ver de perto a transformação na vida das pessoas”.
A instrutora credenciada junto ao Senar-MT, Edleuza Santos, ministrou as oficinas de Beneficiamento de carne (Desossa de frango), Beneficiamento de leite (Queijo minas frescal) e de Beneficiamento de pescado (Retirada de espinha de peixe). “Cada oficina teve quatro horas de duração e representa uma pequena parte de um treinamento do Senar-MT de 40 horas. A carga horária é suficiente para que os participantes saiam com conhecimento das técnicas básicas do beneficiamento”, afirma a instrutora.
A jornalista Andréia Cruz que diz não ser muito habilidosa na cozinha se interessou pela oficina de queijo. “Achei uma iniciativa muito bacana. Gostei muito, pois aprendemos a fazer algo que só temos o hábito de comprar pronto, que é o queijo. Uma receita totalmente possível de ser feita em casa, de forma simples, rápida e barata. A oficina foi bastante didática e prática. Todos tiveram a oportunidade de participar do início do processo de produção do queijo até ele ficar pronto”, comentou.
Já Maricelle Lima, conhecida pelos amigos como “cozinheira de mão cheia”, aproveitou a oportunidade para ampliar seus dotes culinários. “Foram três dias de muito aprendizado. As oficinas promovidas pelo Senar-MT foram para mim uma grande oportunidade de aprender novas técnicas culinárias e fazer novos amigos, como nossa instrutora Edleuza, um amor de pessoa. Amei a experiência”, afirmou.
Outra participante que elogiou a postura da instrutora do Senar-MT foi a jornalista Fátima Lessa. “A Edleuza é muito paciente e atenciosa”, disse. “A iniciativa do Senar-MT foi maravilhosa, não tem quem faça a oficina e não tem vontade de fazer outras. Espero que surjam outras oportunidades como estas”.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook. Curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).