Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) participam nesta terça-feira (04.11) do Seminário Soja Plus 2014: Gestão da Propriedade Faz a Diferença. O evento é realizado em São Paulo (SP) e tem objetivo de divulgar o programa de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural, instituído em 2011 por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja).
Em Mato Grosso o Soja Plus é desenvolvido pelo Senar-MT em parceria com a Aprosoja, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Algodão Social (IAS). O programa é simples, voluntário e adequado à realidade do produtor, além de todas as atividades e materiais serem gratuitos. Por isso, tem tido boa aceitação.
Em Mato Grosso foram realizados 20 dias de campo, dos quais participaram 3.820 produtores e gerentes de fazendas. Se somar o número de pessoas capacitadas pelo programa com o estado vizinho, Mato Grosso do Sul, serão 2.415 produtores rurais capacitados em 137 cursos, de 2011 a 2014.
Além de produtores de soja e milho de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, participam do Seminário agricultores da Bahia e de Minas Gerais. Durante o evento serão mostrados resultados de quatro anos do programa e os próximos desafios.
O seminário contará com os palestrantes do presidente-executivo da Abiove, Carlo Lovatelli, presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk, diretor da Aprosoja- MT, Marcelo Duarte, presidente da Aprosoja-MS, Maurício Saito, diretor de relações institucionais da Aiba, Ivanir Maia, superintendente do sistema Inaes/Faemg, Pierre Vilela, e o presidente do Conselho da Abiove, Manoel Pereira.
A novidade desta edição é que três produtores que participam do Soja Plus serão premiados pela excelência em gestão de suas propriedades.
SOJA PLUS – O programa oferece capacitação gratuita nas fazendas para melhorar a gestão por intermédio de visitas técnicas. Além da assistência técnica in loco, o produtor rural que participa do Soja Plus recebe um conjunto de ferramentas para auxiliá-lo nos trabalhos de rotina da fazenda. Exemplo: manual de compilação de legislação; kit de primeiros socorros; vídeos sobre diálogo diário de segurança; manual de procedimentos seguros em oficinas mecânicas; manual de construções rurais; manual sobre o novo Código Florestal; plano de emergência da propriedade; kit com placas de sinalização de saúde e segurança; blocos de controle de entrega de EPI e documentos.
A metodologia de trabalho do Soja Plus está alicerçada em cinco módulos de gestão aplicada à propriedade rural: Qualidade de vida no trabalho: saúde e segurança ocupacionais; Melhores práticas de produção e adequação ambiental; Viabilidade financeira e econômica; Qualidade do produto; e Responsabilidade social.