A reunião dos produtores rurais em Juruena na noite de sexta-feira (24.10) fechou a 1ª semana do Ciclo de palestras de orientação sobre o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Sindicatos Rurais. Nesta segunda-feira (27), às 19h, o ciclo recomeça em Aripuanã. Os produtores aproveitaram para tirar dúvidas que ainda têm sobre o Novo Código Florestal e também puderam conversar melhor sobre sobre o novo CAR.
O produtor rural Edvaldo Pauli entrou na atividade pecuarista há três anos. Contador no município de Juruena resolveu investir na criação de gado. Hoje é proprietário da Estância Descanso do Paizão e conta que já percebeu que o setor sofre muita pressão, principalmente ambiental. "O Código Florestal quis resolver problemas da região Sul e Sudeste e acabou comprometendo a Região Centro-Oeste", avaliou. "A reserva legal de 80% da área de floresta inviabiliza qualquer atividade nesta região", reclama.
O presidente do Sindicato Rural de Juruena, Laércio Hubner, afirma que o município está colaborando com o CAR de alguns produtores, mas que muitos estão preocupados porque querem resolver a situação ambiental do seu imóvel. "Dúvidas sempre existem. Queremos saber de fato como devemos proceder para regularizar a situação ambiental dos imóveis da região e essa palestra é uma excelente oportunidade", disse.
A analista de Meio Ambiente da Famato, Lucélia Avi, apresentou o SICAR e explicou as principais diferenças em relação ao CAR de Mato Grosso. "Os cadastros que estavam em análise no órgão ambiental do estado foram migrados para o SICAR. Apenas os cadastros que foram reprovados não serão migrados", explicou.
Lucélia reforça que os cadastros migrados terão o aproveitamento de taxas do antigo cadastro, pois o governo federal determina que o CAR seja gratuito."Estamos ainda discutindo com o órgão ambiental do Estado este ponto, pois eles tem um entendimento diferente do nosso", alerta.
Sobre a consulta ele explica que qualquer pessoa pode realizar. A consulta será feita pelo número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Basta acessar o site da Sema ou do governo federal que da acesso ao CAR e fazer a consulta.
Durante a palestra foi lembrado a todo tempo que o prazo para inscrição no CAR se encerra em 05 de maio de 2015. "Orientamos que o produtor não deixe para a última hora para fazer o CAR do seu imóvel", recomendou. "Independente do tamanho do imóvel rural será preciso fazer o CAR. Agora os assentamentos devem procurar a Intermat ou o Incra, que são os responsáveis pelo cadastro", esclareceu.
Antes de Juruena, o Ciclo de palestra esteve em Cotriguaçu (23), Nova Bandeirantes (22), Apiacás (21) e Nova Monte Verde (20). Veja a programação da segunda semana desta primeira rodada do ciclo de palestras sobre o SICAR.
Sindicato Rural |
Data |
Horário |
Dia da Semana |
Aripuanã |
27/out |
19h |
segunda-feira |
Castanheira |
28/out |
19h |
terça-feira |
Juina |
29/out |
19h |
quarta-feira |
Brasnorte |
30/out |
19h |
quinta-feira |
Juara |
31/out |
19h |
sexta-feira |
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).