Aproveitar ao máximo o pequeno sítio na região do município de Nobres foi o que levou o Seo Benedito Soares, 51 anos, a escavar dois tanques na propriedade, mas ele ainda não produz peixes. Com muita vontade de investir, porém ainda sem conhecimento sobre a Cadeia da Piscicultura, viu na Feira Nacional de Peixes Nativos de Água Doce a oportunidade de tirar dúvidas.
Em visita ao estande do Sistema Famato/Senar, Seo Benedito descobriu que pode se capacitar na área, sem custo algum. "Gostei muito do que vi aqui, os treinamentos que estão disponíveis são exatamente o que eu vinha procurando", disse após ser atendido pela analista de projetos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Juliana Mardegan.
Os interessados, assim como Seo Benedito, em saber mais sobre a cadeia produtiva da piscicultura podem visitar o estande do Sistema Famato/Senar, na Feira Nacional de Peixes Nativos de Água Doce, que acontece até o próximo sábado (18.10). Além do material que será distribuído durante a feira, técnicos da Famato e do Senar-MT estarão à disposição para atender os interessados em saber mais sobre a piscicultura.
Junto com a Feira ocorre o Seminário Técnico de Peixes Nativos de Água Doce, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá-MT. Cerca de 700 pessoas participaram da abertura do evento na noite desta quinta-feira (16.10). "A cadeia da piscicultura é muito promissora e tem muito para ser desenvolvida em Mato Grosso", analisa o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho. "Estamos preparados para atender as demandas do setor. Recentemente apresentamos o portfolio com 10 treinamentos novos, especificos para esta cadeia", completa.
PROGRAMAÇÃO – No sábado (18.10), às 10h, o gestor de projetos do Imea, Daniel Latorraca, irá apresentar o Diagnóstico da Piscicultura de Mato Grosso. Logo depois a analista de projetos técnicos do Senar-MT, Mariana Vieira, irá apresentar o portfólio de treinamentos da entidade para a cadeia da piscicultura.
A feira conta com patrocínio do Senar-MT, é organizado pelo Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT) com apoio do Sistema Famato e Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat).
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato e dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).