A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Nova diretoria irá incentivar capacitações para a cadeia produtiva como um todo

Post Image

Incentivar que o produtor rural de Chapada dos Guimarães participe de capacitações que trabalhem a cadeia produtiva como um todo e não apenas participem de treinamentos isolados é um dos objetivos da nova diretoria do Sindicato Rural de Chapada, que tomou posse no último sábado (20.09). “E para isso a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) é imprescindível”, avalia a recém-empossada presidente do sindicato, Deusimar Muniz de Lima.

 

“Com uma visão da cadeia produtiva por inteiro, o produtor rural irá aproveitar muito mais o conhecimento adquirido nos cursos para depois colocar o que aprendeu em prática”, afirma Deusimar. “Os cursos que a instituição de ensino rural oferece para os produtores têm colaborado e muito para a qualificação da mão de obra na região. Sem o Senar o sindicato não existiria”.

 

De acordo com a presidente do sindicato além dos treinamentos de 40 horas realizados em parceria com o Senar-MT o interesse da nova gestão é promover palestras, Dias de campo e outros eventos que envolvam nas discussões sobre produção, além dos agricultores, seus familiares. “Hoje os produtores estão sozinhos nas propriedades e os filhos vão para a cidade estudar, é muito importante que os filhos dos produtores estudem, mas temos que valorizar o trabalho rural para que eles voltem e continuem o trabalho na terra”, afirma.

 

PRODUÇÃO – De acordo com Deusimar, Chapada dos Guimarães tem na pecuária a sua base econômica. Dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) apontam que o município possui cerca de 145 mil cabeças de gado. “A atividade principal é a pecuária de corte, mas temos também produtores de gado de leite e o cultivo de soja”, cita. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) registra que o município produziu 102 mil toneladas de soja na safra 2013/2014.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).