Faltando poucos dias para completar um ano de trabalho, os voluntários do Centro de Equoterapia Sela do Saber, um projeto do Sindicato Rural de Primavera do Leste, assinaram uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Com isso, passam a integrar o Programa Especial de Equoterapia.
Os voluntários comemoraram dizendo que a concretização desta parceria é um presente de aniversário antecipado. O presidente do Sindicato Rural do município, José Otaviano Ribeiro Nardes, contou que o projeto já atende cerca de 30 crianças e é desenvolvido por voluntários e parceiros. “A parceria com o Senar-MT vai viabilizar kits que incluem selas e equipamentos utilizados na terapia com cavalos”. Há também uma verba que pode ser utilizada no trato dos animais e em outras atividades do Centro de Equoterapia Sela do Saber.
Com o objetivo de desenvolver as potencialidades, respeitar os limites e promover a integração com na sociedade, o projeto de Equoterapia desenvolvido pelo Senar-MT já conta com 12 parceiros em Mato Grosso. “Em 2013 foram feitos mais de 10 mil atendimentos gratuitos para crianças carentes, jovens e adultos com necessidades especiais. No primeiro semestre de 2014 esse número já passa de cinco mil”, revela o analista de projetos técnicos do Senar-MT, Wlademiro Neto, responsável pelo Equoterapia.
O produtor e membro do Sindicato Rural de Primavera, Jair Guariento conta que a história do Centro de Equoterapia começou há mais ou menos um ano quando ficou sabendo do programa especial do Senar-MT. “Sabia que era o sonho da piscoterapeuta Ana Barbara Reimer Nacimento e fiz a proposta de montarmos o Centro. Ela aceitou o trabalho voluntário e nós nos unimos para colocar o projeto em prática. Cada um cedeu um cavalo e buscamos patrocinadores e parceiros que hoje são vários, incluindo a prefeitura”.
Além de Guariento, o produtor e integrante do sindicato Jorge Schuster também é um dos voluntários do projeto Sela do Saber. Eles contam que ainda há muitas necessidades e que toda parceria, apoio e patrocínio são bem vindos. “Com o aumento da demanda também foram surgindo outras necessidades como transporte para pessoas com necessidades especiais, mais animais e consequentemente mais comida e trato para os cavalos. Por enquanto só temos três cavalos. Isso é pouco para atender 30 crianças. Neste momento precisamos até de pessoas que possam cuidar destes animais, principalmente nos fins de semana”, revelou Schuster.
O mobilizador do sindicato, Paulo Ricardo Wiczorek, mostra com entusiasmo as instalações onde são realizadas as aulas, os cavalos e a sede do projeto Sela do Saber. Ele contou ainda que todos contribuem para manter tudo em ordem no local onde são realizadas as aulas. Assim como os outros voluntários, o mobilizador enfatizou a necessidade de mais patrocinadores. “Todos são muito bem vindos. Trabalhar com estas pessoas e vê-los progredir é muito gratificante”.
Alegre com a notícia de mais uma parceria firmada, a psicoterapeuta e coordenadora do projeto, Ana Barbara ressalta que além de estimular a psicomotricidade, a Equoterapia favorece a inclusão social e a superação de obstáculos. “No Centro, a pessoa pratica um exercício prazeroso que exige coragem para ultrapassar os limites e, assim aumentar a autoestima e a autoconfiança e fazendo com que ela vença as dificuldades e vergonhas”.
Ela conta ainda que durante as sessões o relacionamento com o cavalo é propiciado de forma a desenvolver vários tributos do participante. “O animal, na Equoterapia, é visto como um instrumento de tratamento. Como é bem maleável sempre se adapta a quem o monta. Mesmo grande, o cavalo é bonito, forte, macio e quentinho e, por isso, muito atraente. Assim a relação contribui para o progresso psicossocial do praticante.
EQUOTERIA – A terapia com o auxilio de cavalos é indicada para pessoas com disfunção motora, cognitiva, sensorial e psicológica. Não é utilizada como terapia substitutiva, mas sim como um recurso que tem o objetivo de potencializar o processo de reabilitação e habilitação. É uma técnica que torna o tratamento agradável, efetivo e de melhor aceitação por parte das crianças ou adultos com necessidades especiais. A Equoterapia é uma forma alternativa de tratamento que tem o objetivo responder aos anseios e limitações dos demais métodos de tratamento.
Para desenvolver a equoterapia e atender as necessidades dos praticantes é preciso uma equipe multiprofissional que atue de forma interdisciplinar para obter os melhores resultados. Para o praticante há centenas de benefícios. Dentre eles, a melhora no desenvolvimento neuropsicomotor dos pacientes, aumento da autoestima, melhora no convívio social, concentração, postura e independência dos pacientes. Outro ponto importante é que os participantes também têm melhoria na qualidade de vida e no bem estar físico.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt…