É hora de pensar no futuro de Mato Grosso. Com este tema aconteceu nesta quinta-feira (11), em Primavera do Leste, no penúltimo evento do Circuito Aprosoja realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e pela Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT). Nesta sexta-feira (12) acontecem as últimas palestras em Campo Verde, onde será encerrado o Circuito Aprosoja 2014 depois de visitar 22 municípios mato-grossenses.
Sobre o Senar-MT, a analista de projetos, Mariana Licursi falou sobre os programas especiais e treinamentos ofertados de forma gratuita pela instituição para qualificar os trabalhadores do campo. Segundo ela, houve um aumento de 75% na demanda de treinamentos de mecanização agrícola. “Em 2012 foram realizados 246 turmas, em 2013 aconteceram 430 turmas e só no primeiro semestre de 2014 foram realizados 202 treinamentos”.
Em Primavera do Leste, o setor de máquinas e implementos agrícolas também é carente de mão de obra qualificada. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, José Otaviano Ribeiro Nardes esta área é muito dinâmica. “A chegada de novas tecnologias é constante e não temos profissionais qualificados para atender essa demanda. Os treinamentos do Senar-MT nos ajudam a qualificar estes profissionais”.
“Seo Nardes”, como é popularmente conhecido na cidade, diz ainda que o Circuito Aprosoja é, atualmente, um dos eventos mais importantes de Mato Grosso. Ele diz ainda que o Sindicato Rural está vivendo um momento de resgate do produtor rural. “O Circuito agrega informações e nos ajuda a pensar em nosso setor para os próximos anos. A palestra do Senar-MT é muito importante porque pelo menos 30% dos produtores de nosso município ainda não conhecem os que a instituição oferece para qualificar os profissionais do campo”.
LANÇAMENTO – Outra novidade em Primavera do Leste foi o lançamento da Farm Show 2015 que será realizada entre os dias 8 e 10 de abril do próximo ano. “Será uma feira de negócios que acontecerá durante o dia. Já estamos preparando a área para plantar as cultivares que serão expostas durante a feira. O evento será bastante dinâmico e vai movimentar a região e vai fomentar a economia da região”, explica o presidente do Sindicato Rural.
Reconhecido como potência do agronegócio, o município de apenas 28 anos, tem localização privilegiada e anualmente bate recordes de produtividade na produção das culturas tradicionais de soja, milho e algodão. “Temos ainda agroindústria forte, produção de sementes, de óleo de soja, ovos e pecuária. Para garantir a consolidação de todo este potencial, o município tem ainda uma das maiores frotas de aeronaves agrícolas e de lavouras irrigadas de Mato Grosso”.
CAUTELA – O presidente, Ricardo Tomczyk falou das conquistas da Aprosoja e das ações realizadas pela instituição. Ele aproveitou para falar um pouco do mercado e ressaltou que o cenário é bastante preocupante. “É hora de pisar no freio. Se não quisermos mergulhar numa crise como foi a de 2004 é hora de fazer o dever de casa. É um momento de cautela. É hora de cortar tudo o que pode ser cortado sem interferir na produtividade”, prevê o presidente.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).