A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Universitários e produtores participam do Circuito em Rondonópolis

Post Image

A quarta-feira (10) foi bem movimentada em Rondonópolis com a realização dos eventos do Circuito Aprosoja. Pela manhã aconteceu a etapa Universitários,  na Faculdade Anhanguera e reuniu cerca de 150 estudantes.  Já a noite, no centro de eventos Millenium, as palestras foram para mais de 200 pessoas.  

   

Na reta final, o Circuito Aprosoja realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e pela Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT) vem superando as metas de público e atingindo os objetivos de levar informações aos produtores.  Rondonópolis foi o 20ª município a receber as palestras.

 

A primeira palestra da noite é sempre feita por um representante do Senar-MT.  Nesta última semana quem tem falado com os produtores e universitários é a analista de projetos da instituição, Mariana Licursi. Além dos programas especiais, ela fala também sobre os treinamentos ofertados de forma gratuita.

 

Para a produtora rural Sueli Helena Zancanaro Carnel que planta 900 hectares de soja em Rondonópolis, as palestras do Circuito Aprosoja, este ano, trouxe mais que informações que contribuirão para o planejamento da próxima safra.  "Não conhecia o trabalho do Senar-MT. Foi muito importante conhecer melhor o trabalho da instituição em nosso estado. Vamos buscar mais informações para utilizar os treinamentos".

 

Além disso, Sueli destaca ainda que o Circuito é importante porque trás comparativos importantes para o planejamento da próxima safra. "Utilizamos estes números para verificar se estamos no caminho certo", ressalta a produtora.

 

O Circuito Aprosoja conta ainda com diversas outras palestras.  O presidente da Aprosoja, Ricardo Tomczyk  falou sobre as ações da Aprosoja, plano de trabalho 2014, planejamento e os desafios para a próxima safra. Ele também contou um pouco da história da Aprosoja e todas as conquistas da instituição nos últimos nove anos.

 

Além de Tomczyk, o diretor executivo da Aprosoja, Marcelo Duarte falou sobre a importância da soja  e sobre o mercado. Segundo ele, o Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo com uma produção de cerca de 87 milhões de toneladas. "Mas, em breve, deve ocupar o primeiro lugar neste ranking porque tem área para expandir. Já os Estados Unidos que é o maior produtor não tem área para expandir a produção e deve perder o lugar para o Brasil em breve".

 

Marcelo acrescenta que Mato Grosso é líder de produção e produtividade. Segundo ele,  pelo menos 1/3 da produção de soja mundial é do estado. O diretor ressalta ainda que a soja leva empregos e desenvolvimentos aos municípios.  "Rondonópolis é um exemplo disso". 

 

Além dos números do mercado, Duarte chamou a atenção do produtor para os próximos movimentos do setor.  Ele disse que é o momento de pisar no freio e cortar gastos.  "É preciso ter cautela e estar sempre de olho nas informações. O plantio da próxima safra começa nos próximos dias e nós precisamos acompanhar isso de perto".

 

O encerramento do evento é sempre feito pelo empresário e escritor Luciano Pires que fala sobre liderança.  Pires diz que seu papel é distribuir iscas intelectuais. "Iscas não matam a fome só abrem o apetite.  O meu objetivo é estimular as pessoas a buscar informações". Durante o Circuito Aprosoja Pires distribuiu milhares de iscas e fez mais de quatro mil produtores a ter um olhar diferente para o seu negócio.

 

UNIVERSITÁRIO  – Na manhã desta quarta-feira (10), mais de 150 alunos da faculdade Anhanguera, em Rondonópolis, participaram do Circuito Aprosoja – Universitário.  O delegado – coordenador da Aprosoja, Eduardo Tomczyck abriu o evento falando das ações da instituição, do planejamento para 2015 e também sobre os desafios que serão enfrentados na próxima safra.

 

A analista de projetos do Senar-MT Mariana Licursi foi a segunda palestrante e,  além de mostrar como funciona a instituição também falou dos programas especiais e dos treinamentos oferecidos gratuitamente.  Isso despertou a curiosidade dos participantes que após o evento procuraram a analista para tirar as dúvidas e buscar mais informações.

 

Estudante de agronomia, Marcelo Silva Leite conta que ficou muito interessados nos treinamentos do Senar-MT. "É importante para nós porque são gratuitos e nos dá certificado, o que prova que somos qualificados para exercer a atividade".  Ele disse que vai se programar para fazer alguns cursos da instituição no próximo ano.

 

Mas foi o economista e engenheiro agrônomo  Eduardo Godoi que  prendeu a atenção dos participantes por mais de duas horas ao falar sobre as oportunidades do novo Mato Grosso.  Segundo ele, o negócio da soja é muito promissor e cresce cerca de 7% ao ano. "Em 2013 o estado produziu 23,7 milhões de toneladas de soja. A expectativa é que em dois anos a produção dobre, ou seja, cerca de 40 milhões de toneladas.  Com isso todos os setores crescem".

 

PROGRAMAÇÃO

11/set   18h        Primavera do Leste        Salão Petrus

12/set   18h        Campo Verde   Esporte Clube Juventude

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).