Realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e pela Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT), o Circuito Aprosoja entra em sua reta final. Nesta segunda-feira (08.09) foi realizado em Alto Taquari. Município da região sul do Estado, que tem uma área de 60 mil hectares plantados com grãos e outros 35 mil hectares com cana-de-açúcar. Dos 52 produtores de soja do município, pelo menos 40 participaram das palestras levadas pelo Circuito.
O evento foi aberto com a palestra da analista de projetos técnicos do Senar-MT, Mariana Licursi, que falou como funciona a instituição e também sobre os treinamentos que oferece gratuitamente aos trabalhadores do campo. Para cadeia produtiva da soja e do milho são aproximadamente 40 treinamentos.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Alto Taquari, Antonio Carlos de Melo Correa há uma demanda considerável das grandes empresas, que se instalaram na região, por mão de obra qualificada. “O Senar-MT nos ajuda a qualificar esses profissionais com os treinamentos que são ofertados em parceria com o sindicato rural de forma gratuita”. O presidente destaca ainda que as empresas da região valorizam muito os profissionais qualificados e certificados pelo Sindicato Rural em parceria com o Senar-MT. “Oferecemos em média 40 treinamentos por ano”.
A analista do Senar-MT também falou dos programas especiais da instituição que atendem demandas específicas. Dentre os 17, o Campo Aprendiz é um dos destaques com uma carga horária de 960 horas. Este programa qualifica jovens de 18 a 24 anos. Os participantes aprendem desde saúde e segurança do trabalhador até a operação de máquinas agrícolas. “Boa parte deles já sai do treinamento empregado”, enfatiza a analista.
Sucessão familiar é outro programa especial oferecido pelo Senar-MT e tem como objetivo preparar os sucessores para assumir os negócios. Em Alto Taquari o produtor Calisto Benno Adams conta com orgulho que conseguiu fazer dois sucessores. “Meus dois filhos já assumiram os negócios da família”.
Ele conta ainda um pouco da história da família que já faz sua 7ª geração de produtores de soja no Brasil. André Adams, filho de Calisto, diz que o pai foi um dos primeiros produtores de soja em Mato Grosso e ainda revela que foi o terceiro produtor a plantar algodão no Estado. “Eu tinha 36 anos”.
Tanto pai, quanto filho destacam que o Circuito Aprosoja é um evento muito esperado pelos produtores da região de Alto Taquari porque traz informações diferenciadas e que dão suporte para o produtor planejar e negociar as próximas safras. “A presença do Senar-MT no evento é importante porque da aos produtores a oportunidade de conhecer um pouco melhor os treinamentos oferecidos pela instituição”.
O Circuito Aprosoja conta ainda com diversas outras palestras. Nesta segunda-feira (08.09) , o presidente da Aprosoja, Ricardo Tomczyk ressaltou que as metas estabelecidas para o 9º Circuito Aprosoja – Plantando Ideias que tem como tema “É hora de pensar no futuro de Mato Grosso” estão sendo cumpridas. “Temos reunido um grande número de produtores nos 17 municípios por onde já passamos”.
O presidente também falou das conquistas da Aprosoja e das ações realizadas pela instituição. Citou as discussões sobre o código florestal, suspensão da obrigatoriedade do Seguro Rural e várias outras. Tomzcky falou ainda sobre o plano de trabalho para os próximos anos e sobre o mercado.
Segundo ele, o cenário é bastante preocupante. “Os custos que puderem cortar sem afetar a produtividade tem que ser cortado. É hora de pisar no freio. Vamos passar pelo menos duas safras com o cinto bem apertado”, prevê o presidente.
Para finalizar, o empresário e escritor Luciano Pires falou sobre liderança. Além disso, também se comprometeu a falar da potência do agronegócio mato-grossense por todos os cantos e recantos por onde passar. Revelou ainda que ficou surpreso com tudo que viu nos 17 municípios que visitou durante o Circuito Aprosoja. “Fiquei impressionado com tantos detalhes que envolvem a produção do agronegócio. Aprendi muito nessa viagem”.
PROGRAMAÇÃO
09/set – 18h Alto Garças CTG Tropeiros da Saudade
10/set – 18h Rondonópolis Centro de Eventos Millenium
11/set – 18h Primavera do Leste Salão Petrus
12/set – 18h Campo Verde Esporte Clube Juventude
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).