A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Mecanização Agrícola é uma das áreas mais demandadas ao Senar pelos sojicultores

Post Image

O esforço do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) para ampliar o número de instrutores credenciados à instituição, na área de mecanização agrícola, foi um dos pontos tratados pelo coordenador da Equipe de Projetos Técnicos do Senar-MT, Armando Urenha, durante palestra apresentada no Circuito Aprosoja 2014.

 

“A demanda por qualificação cresce a cada ano e para o Senar atender essa necessidade do produtor estamos investindo em profissionais que atuam em Mecanização Agrícola”, afirmou. “Tínhamos 16 instrutores no ano passado e agora já são 30. Em 2013 realizamos 430 treinamentos para a área de mecanização e em 2014 este número será superado”. O evento ocorreu em Diamantino na noite de sexta-feira (05.09).

 

Além dos treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) disponíveis pela instituição de ensino rural, o coordenador lembrou dos cursos de Promoção Social (PS), e Programas Especiais realizados pelo Senar-MT em parceria com os Sindicatos Rurais.

 

“Se qualificar é fundamental para o produtor hoje em dia. Quem não se capacitar vai ficar para trás e corre o risco de ficar fora do mercado, cada vez mais competitivo. Por isso a importância da parceria entre o Senar e o Sindicato para levar treinamentos para os produtores e trabalhadores rurais”, avaliou o presidente do Sindicato Rural de Diamantino, José Aparecido Cazzeta.

 

O presidente do Sindicato de São José do Rio Claro, Aparecido Rodrigues, prestigiou o evento em Diamantino e parabenizou ao Senar e a Aprosoja pelo Circuito. “Já é uma tradição par ao produtor participar do evento. Recebemos informações e nos planejamos para a próxima safra”, contou.

 

O presidente da Aprosoja, Ricardo Tomczyk, apresentou os desafios técnicos e políticos que a entidade está enfrentando para beneficiar os produtores rurais. “Estamos focado em diminuir a burocracia para a liberação das licenças. É inadmissível uma licença demorar mais que o próprio empreendimento”, criticou. 

 

Os produtores ainda puderam assistir a palestra do escritor Luciano Pires: “A importância da sua liderança para o futuro de Mato Grosso”.

 

Etapa Universitária – Cerca de 200 estudantes da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat- Campus Diamantino), Faculdade Integrada de Diamantino (FID), e do Pronatec desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) participaram do Circuito Universidade na noite de quinta-feira (04.09). O coordenador da Equipe de Projetos Técnicos do Senar-MT, Armando Urenha, apresentou aos futuros profissionais os treinamentos e programas desenvolvidos pela entidade. O economista e agrônomo Eduardo Godoi ministrou a palestra “As oportunidades do Novo Mato Grosso” com o objetivo de despertar o interesse pelo setor agro nos jovens que daqui a pouco estarão no mercado de trabalho.

 

Veja por onde o circuito irá passar esta semana

 

08/set   18h        Alto Taquari       Sindicato Rural

09/set   18h        Alto Garças        CTG Tropeiros da Saudade

10/set   18h        Rondonópolis   Centro de Eventos Millenium

11/set   18h        Primavera do Leste        Salão Petrus

12/set   18h        Campo Verde   Esporte Clube Juventude

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).