"Aprendi a trabalhar mas não a falar em público. Acredito que o aprendizado no curso Academia de Liderança dará condições de me relacionar melhor com público". Esta é a expectativa do presidente do Sindicato Rural de Alto Garças, José Milton Breitenbach sobre o Programa idealizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT), realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). Ele conta ainda que logo no primeiro dia de curso já pôde aprender muitas coisas que levará para a prática do seu cotidiano.
Para José Milton a vantagem desta qualificação é a liberdade de poder interromper o professor para fazer perguntas. "Sou tímido", confessa. "Mas já no início dos trabalhos me senti a vontade para fazer perguntas e tirar dúvidas", acrescenta. O presidente conta ainda que seu objetivo é buscar conhecimento para se tornar um líder cada vez melhor.
Este é o primeiro encontro da Academia de Liderança 2014 – Turma Famato deste ano. Os 40 inscritos estarão reunidos até o próximo sábado (6). Na quinta-feira (4), a turma participou de palestras sobre Sistema Sindical e Relações Governamentais do 3º Setor. No primeiro dia também foram abordados temas como as Normas Regulamentadoras (NRs) da Segurança no Trabalho. Já nesta sexta-feira (5) e sábado (6), o assunto será Liderança Situacional no Agronegócio.
De acordo com o presidente do Sistema Famato/Senar, Normando Corral o setor é carente de líderes que se dispõem a trabalhar pelo coletivo. “Quando eles surgem temos que oferecer qualificação para que se tornem cada vez melhores. Além de levar muita informação para o participante, o curso Academia de Liderança também mostra como funciona os órgãos públicos e outras entidades o que facilita e torna o trabalho do líder mais rápido e eficiente”.
É esse conhecimento e um olhar diferenciado sobre o mundo dos negócios que o superintendente do Instituto Ação Verde, Vicente Falcão de Arruda espera encontrar ao participar do Programa Academia de Lideranças. Ele conta que já faz vários anos que tenta fazer o curso, mas nunca conseguiu em função de outros afazeres profissionais. "Finalmente deu certo. Tenho certeza que ao terminar terei uma nova visão sobre o negócio. Espero que a participação na Academia de Liderança traga novos conhecimentos para minha vida profissional".
A suplente da diretoria do sindicato rural de Nova Bandeirantes, Ediana Aparecida Enhardt é outra que participa do Academia de Lideranças em busca de conhecimento. Já no primeiro dia ela fez uma lista de ações que pretende realizar junto à equipe do sindicato rural de seu município. "Quero fazer uma palestra para sensibilizar os produtores rurais sobre a importância de levar cursos da área de segurança no trabalho para os trabalhadores do campo". Ela acredita que é preciso ampliar o número de cursos voltados para este setor em seu município.
Assim como a maioria dos participantes, o representante do sindicato rural de Cuiabá, Luiz Henrique Vargas também está em busca de conhecimento. "Há alguns anos participei de um módulo do Academia de Liderança e achei fantástico. É dinâmico e fornece informações primordiais para a formação de um líder". Na opinião de Luiz para ser um bom líder é preciso ter conhecimento e uma base sólida de conhecimento. "Este curso nos dá tudo isso e, ainda permite entender melhor o mercado, o que é muito importante para um líder orientar corretamente seus liderados".
PRÓXIMO ENCONTRO – Além desta turma, há também a Academia de Liderança 2014 – Turma Aprosoja formada por outros 44 participantes que se reúnem nos próximos dias 18 e 20 de setembro. O primeiro encontro deles aconteceu em maio deste ano. Cada turma terá quatro encontros sendo dois neste ano e dois em 2015.
PROGRAMA ESPECIAL – Academia de Liderança propicia aos participantes a oportunidade de, através de um processo contínuo de desenvolvimento, aprimorar os conhecimentos em gestão para atender as crescentes demandas e desafios no setor agropecuário. A Academia de Lideranças tem como objetivo aumentar as competências relacionadas à liderança dos produtores e trabalhadores rurais do estado de Mato Grosso.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).