A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Circuito leva informações para auxiliar tomada de decisão do produtor

Post Image

O Programa Especial Academia de Liderança foi um dos destaques apresentados pelo analista de Projetos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Eduardo Silveira, durante o Circuito Aprosoja 2014 realizado nesta quinta-feira (04.09) em Tangará da Serra, o 16º município a receber o evento este ano.

 

Pela manhã teve o início, em Cuiabá, mais uma turma do programa, idealizado pela Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) e realizado pelo Senar-MT. A ideia do programa surgiu em uma das edições do Circuito e é tão importante que nesta 9ª edição é o tema do evento: “A importância da sua liderança para o futuro de Mato Grosso”.

 

"O programa visa preparar novas lideranças do setor do agronegócio para os próximos anos", disse o analista, que ainda divulgou aos produtores rurais do município outros programas especiais que a entidade oferece e os 186 treinamentos formatados que atendem as 15 principais Cadeias Produtivas de Mato Grosso, sempre em parceria com os Sindicatos Rurais.

 

Além da palestra de Silveira, o evento contou com apresentações de representantes da Aprosoja e uma palestra motivacional do empresário e escritor Luciano Pires. As discussões da noite trataram de assuntos como a importância da soja na economia do Estado, perspectivas da próxima safra e liderança. O presidente da Aprosoja, Ricardo Tomczyk, durante sua apresentação reforçou a importância do Academia de Liderança. "Este é um programa realizado em parceria com o Senar muito significativo, já que pensamos a instituição daqui 10, 20, 50 anos e para isso temos que formar novos lideres". 

 

O presidente do Sistema Famato/Senar-MT, Normando Corral, produtor rural da região, prestigiou o evento. "Esta é uma ótima oportunidade para o Senar-MT mostrar o que vem fazendo para melhorar a produtividade das fazendas do Estado. A apresentação do analista foi excelente", avaliou.

 

Para o produtor de soja e milho, Rui Wolfart, que atua há 28 anos em Mato Grosso o Circuito traz uma gama de informações que auxiliam a tomada de decisão do sojicultor. Ele planta 1,2 mil hectares de soja e já está planejando o início do plantio para a segunda quinzena de setembro. Com seis colaboradores na propriedade é um dos que demandam treinamentos ao Seanr-MT e recomenda. "O Senar é uma ferramenta que temos disponível para capacitar a nossa mão de obra", assegura. "Já solicitei cursos de colheitadeiras, NR 31.8, pulverizador e vários outros", citou.

 

Paralelo ao evento com os produtores, o Circuito Aprosoja este ano inovou com a Etapa Universidade. Em Tangará da Serra mais de 230 alunos da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), dos cursos de Agronomia, Administração em Agronegócio e Biologia puderam ouvir sobre os treinamentos que o Senar-MT oferece, durante a palestra ministrada pelo analista do Senar-MT.

 

O economista e agrônomo Eduardo Godoi ministrou a palestra "As oportunidades do Novo Mato Grosso" com o objetivo de despertar o interesse pelo setor agro nos jovens que daqui a pouco estarão no mercado de trabalho.

 

Nesta sexta-feira (05.09) o Circuito fecha as atividades desta semana às 18 horas em Diamantino.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).