A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Agropecuária é destaque entre propostas apresentadas no Encontro de Candidatos

Post Image

Os candidatos ao Governo e ao Senado por Mato Grosso pela Coligação "Amor a Nossa Gente" Lúdio Cabral (PT) e Wellington Fagundes (PR) encerraram o Encontro dos Candidatos 2014. Durante o evento, promovido pelo Sistema Famato/Senar segunda-feira (01/09), os candidatos apresentaram aos presidentes dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso, das entidades do setor produtivo e aos produtores rurais suas propostas para o setor agropecuário.

 

Em sua apresentação inicial, Lúdio Cabral destacou a importância da agropecuária no desenvolvimento da economia mato-grossense e reconheceu que o crescimento do setor não foi acompanhado de investimentos e melhorias na infraestrutura e logística. "Quarenta e quatro municípios de Mato Grosso, ou seja, um terço dos municípios, ainda não têm nenhuma ligação asfáltica. Por isso é importante darmos continuidade e concluirmos, até o final de 2015, o programa MT Integrado, corrigindo uma injustiça que foi cometida há muitos anos". 

 

O candidato ao Governo pelo PT afirmou que criará dois novos eixos rodoviários para escoamento da produção mato-grossense. "Um será a leste da BR-163 tendo como referência a MT-130 saindo de Rondonópolis, seguindo até Primavera do Leste, passando por Paranatinga e Santiago do Norte, contornando o Parque Nacional do Xingu e encontrando a MT-222, antiga BR-080. Complementando esse eixo, vamos construir um eixo longitudinal tendo como base a MT-140, passando pelo distrito de Boa Esperança do Norte em Sorriso, Santa Rita do Trivelato, Planalto da Serra, Nova Brasilândia e Campo Verde. O outro será a oeste da BR-163, tendo como referência a MT-160, saindo de São José do Rio Claro e chegando até Nova Monte Verde pela MT-208", explicou Cabral.

 

Ele ressaltou que, se eleito, o seu mandato será de permanente diálogo com o setor produtivo do Estado. Segundo o candidato, o seu modelo de gestão será baseado na descentralização. "Mato Grosso tem atualmente 12 regiões de planejamento, nós vamos evoluir para 19 regiões de Governo. Levando em conta as características regionais, geográficas, culturais e econômicas. Cada uma dessas regiões terá uma unidade do que estamos chamando de Governo Descentralizado Regional. Essas unidades serão compostas por uma equipe técnica enxuta e qualificada que integrará as ações de todas as secretarias que o Estado tem nas regiões. Além disso, vamos fortalecer o trabalho das secretarias regionalizadas. É o caso dos escritórios da Secretária Estadual de Meio Ambiente (Sema) que hoje servem apenas para protocolos. Nós queremos que todos os licenciamentos de médio impacto sejam feitos nesses escritórios", afirmou.

 

O candidato ao Senado da coligação, Wellington Fagundes (PR), destacou que o agronegócio é responsável por 72% do Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso, além de ser o responsável por mais de 40% dos empregos gerados no Estado. Fagundes afirmou que mesmo com os números que comprovam a importância do setor para o crescimento e desenvolvimento do Estado, os produtores de Mato Grosso ainda enfrentam muitas dificuldades no que diz respeito à legislação. "Nós temos que fazer uma ampla reforma na legislação brasileira. Começando pelas leis trabalhistas e tributárias. Precisamos modernizar as leis do país de acordo com o mercado de trabalho, mas sem deixar de garantir os direitos do trabalhador. A relação do trabalhador com o empregador também precisa ser mais flexível, adaptada ao tipo de trabalho que está sendo prestado", pontuou Fagundes.

 

Fagundes também falou sobre a legislação ambiental. Segundo ele, apesar de as leis brasileiras estarem entre as mais modernas do mundo ainda há pontos que precisam de ajustes. "Temos que buscar uma legislação, em que seja possível manter o desenvolvimento sustentável, mas sem nos submetermos a uma situação em que não tenhamos mais condições de produzir para sustentar a nossa economia e a nossa balança comercial", observou o candidato.

 

Ao final do evento, os candidatos receberam a "A agenda positiva do setor agropecuário Pensar MT 2014".

 

Para conferir a cobertura dos demais candidatos acesse:

Pedro Taques e Rogério Salles: http://www.sistemafamato.org.br/portal/famato/noticia_completa.php?codNoticia=235419

José Riva e Rui Prado: http://www.sistemafamato.org.br/portal/famato/noticia_completa.php?codNoticia=235420