Com um mercado promissor e amplo, Mato Grosso é sede do XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, o primeiro que ocorre no Estado, e conta com o patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). Na tarde desta quinta-feira (28.08) o analista de Projetos Técnicos da instituição, Garibaldi Júnior, ministrou a palestra “Capacitação como fator decisivo para o Desenvolvimento das Cadeias Produtivas”, no Centro de Eventos do Pantanal, onde ocorre o evento.
“Abordamos a importância do conhecimento técnico e de uma boa gestão para garantir o sucesso da Cadeia Produtiva da fruticultura”, afirmou o analista. De acordo com Garibaldi o mercado da fruticultura no Estado é favorável para o desenvolvimento do setor. “As condições edafoclimaticas, ou seja de solo, temperatura, incidência de luz e disponibilidade de água, são propícias para o desenvolvimento de várias culturas”, pontuou. Em Mato Grosso há casos de sucesso com o cultivo de banana, maracujá, abacaxi, uva, citrus e outras.
Outro fator importante é a conquista do mercado consumidor. “A maioria das frutas consumida em Mato Grosso vem de outros estados, ao passo de que se fossem produzidas aqui teria um preço mais acessível e atenderia nosso mercado”, avaliou.
O analista destacou que o Senar-MT atende a Cadeia da Fruticultura com 61 treinamentos, sendo 17 específicos para a área. “A demanda por qualificação da mão de obra para a fruticultura vem crescendo ano a ano. Em 2013 foram realizados 24 treinamentos para a qualificação dos produtores e trabalhadores da fruticultura. Este ano até o mês de agosto já realizamos 18 turmas, com certeza até o final do ano esse número será superado”, observou Garibaldi.
O tema central do congresso é “Fruticultura: Oportunidades e Desafios para o Brasil”. O evento segue até sexta-feira (29.08) é promovido pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e é realizado pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT,) Governo do Estado de Mato Grosso e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Além de patrocinar o evento, o Senar-MT mantém um estande no Centro de Eventos Pantanal para divulgar os cursos e treinamentos da instituição.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).