Apesar dos altos e baixos do preço da arroba do boi em Mato Grosso, da leve diminuição do rebanho já prevista para 2014 e do abate de fêmeas, a cadeia produtiva da bovinocultura de corte é um dos destaques do Estado. E é para atender a necessidade de mão de obra qualificada para a pecuária que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) lançou quatro novos treinamentos que vão atender a demanda da cadeia produtiva da bovinocultura.
De acordo com o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho a necessidade de mão de obra qualificada para a pecuária tem crescido bastante nos últimos anos, especialmente nos municípios onde está acontecendo a integração lavoura e pecuária. “Estes novos treinamentos levam um conhecimento especializado para o pecuarista”.
A supervisora Pedagógica do Senar-MT, Helen Pietroswisk explica que a instituição já oferecia outros treinamentos como Manejo de gado de corte, Confinamento e semiconfinamento de bovinos. Segundo ela, estes que já eram oferecidos têm um foco mais abrangente. “A duração dos novos cursos oscila entre 24 e 40 horas”.
O treinamento Produção de Suplemento na Propriedade, um dos quatros novos, tem o como objetivo produzir suplementos para a nutrição dos ruminantes. Os participantes aprendem normas de segurança e saúde no trabalho e noções de cidadania importante para o desenvolvimento da cadeia produtiva da bovinocultura. Já na parte técnica os instrutores abordam assuntos como conceitos nutricionais, concentrados, fórmula dos suplementos, qualidade dos ingredientes e vários outros assuntos.
Outro novo treinamento formatado é o de Produção de silagem. No conteúdo tem temas como a escolha do local a ser implantado a forrageira, as espécies utilizadas para silagem e as etapas de implantação. Também faz parte do conteúdo o estudo dos tipos de silos, fatores que afetam a qualidade da silagem e uso de inoculantes. No final, os participantes fazem uma avaliação da qualidade da silagem.
Estação de monta também faz parte da lista dos novos treinamentos formatados pelo Senar-MT. Conhecer melhor este assunto é importante para equacionar a necessidade nutricional do rebanho com a produção quantitativa e qualitativa das forragens. Neste treinamento o participante terá oportunidade de aprender as técnicas de reprodução animal e do estabelecimento de estação de monta. O conteúdo também inclui relação touro-vaca, manejo de matrizes, influência do período de monta na reprodução e vários outros temas.
Na área de avaliação da carcaça bovina também tem um novo treinamento. Este é um dos setores da pecuária que também é muito carente de mão de obra. O objetivo é ensinar o participante a classificar a carcaça bovina seguindo os critérios de mercado. O conteúdo do curso inclui temas como características das principais raças de bovinos de corte, sistemas de terminação de bovinos, seleção de animais para abate e vários outros temas. Os participantes também vão estudar os aspectos mercadológicos da pecuária de corte e transporte de animais para abate.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook. Curta a Fan Page da instituição (www.facebook.com/SenarMt).