Sorriso, município localizado a cerca de 400 quilômetros de Cuiabá, detém o título de Capital nacional do Agronegócio e maior produtor individual de soja. Os produtores da região que conquistaram esse reconhecimento, agora terão oportunidade de se qualificarem para manter a longevidade de suas empresas rurais de controle familiar. Está prevista para julho uma turma do Programa Sucessão Familiar que tem como objetivo capacitar proprietários de empresas do agronegócio e seus herdeiros para lidarem com os desafios da sucessão das empresas familiares. A ênfase é para os processos de governança e gestão.
Este programa é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com Fundação Instituto de Administração (FIA) ligada a Universidade de São Paulo (USP). "Há uma grande necessidade de implementar este tipo de programa na região, pois muitos produtores já estão fazendo a transição, sem conhecimento adequado", ressalta o vice-presidente do Sindicato Rural, Elso Pozzobon.
Ele conta que existe uma grande preocupação com este processo de sucessão familiar no setor do agronegócio. "Muitos produtores já estão com seus filhos trabalhando na propriedade e nosso interesse é garantir que essa transição seja feita de forma legal e de maneira tranquila", enfatiza Pozzobon.
O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho acrescenta que Mato Grosso já está sendo visto como referência na qualificação desse processo de sucessão familiar no setor do agronegócio. Ele conta ainda que esta é a quinta turma ofertada pela instituição em parceria com a FIA/USP, no Estado. As duas primeiras foram realizadas em 2012 em Cuiabá. Em 2013 duas outras turmas ocorreram, sendo uma em Cuiabá e outra em Sinop. “O Sindicato de Rondonópolis foi o ofertante da primeira turma de 2014 e agora o Sindicato de Sorriso se prepara para oferecer a sociedade rural a quinta qualificação".
O coordenador da pós-graduação Governança das Empresas de Controle Familiar, da FIA, professor doutor Cláudio Antonio Pinheiro Machado Filho reforça que o processo de sucessão pode ser feito de forma organizada e planejada. "Só assim não surgirão problemas ou rupturas que possam causar problemas para a continuidade do negócio", alerta.
De acordo com o coordenador da FIA, uma sucessão familiar planejada colabora não apenas com os proprietários, mas também com o agronegócio como um todo. A maior "herança" que o Programa Sucessão Familiar traz é a conscientização da necessidade da família trabalhar a visão do futuro da propriedade. "A região Centro-Oeste teve um fluxo migratório muito grande e já temos a segunda e até a terceira geração de migrantes que continuam trabalhando na terra, o que é fundamental para a própria produção agrícola do país".
O responsável pelo programa no Estado, o analista do Senar-MT Eduardo Silveira, informa que o Sucessão Familiar não tem custo para o participante. A carga horária é de 64 horas, sendo ministrado em seis módulos. Os interessados em participar da turma em Sorriso devem procurar o Sindicato Rural do município pelo telefone (66) 3544-4205.
Programa – O Sucessão Familiar é realizado pelo Senar-MT, com aulas de professores da FIA. Idealizado pela Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), o programa proporciona o desenvolvimento de herdeiros, sócios e gestores para lidar com os desafios da longevidade das empresas de controle familiar do meio rural de Mato Grosso.
Esta é a quinta turma ofertada pelo Senar-MT em parceria com a Fia/USP. As duas primeiras turmas foram realizadas em 2012 em Cuiabá. Em 2013 duas outras turmas ocorreram, sendo uma em Cuiabá e outra em Sinop. O Sindicato de Rondonópolis foi o ofertante da primeira turma de 2014 e agora o Sindicato de Sorriso se prepara para oferecer a sociedade rural a quinta qualificação.
Módulos: Governança e Sucessão Corporativa: Conceitos e Aplicações nas Empresas Familiares; Processo Sucessório: Abordagem Comportamental; Estratégia: Conceitos e Aplicações em Empresas Familiares do Agronegócio; Governança e Sucessão em Empresas Familiares: Aspectos Legais; Planejamento Tributário e Contábil: Desafios da Empresa; e Finanças: Avaliação e Crescimento do Negócio Familiar.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook. Curta a Fan Page da instituição (www.facebook.com/SenarMt).