Mato Grosso pode ultrapassar as 50 mil toneladas de peixe de cativeiro produzidas em 2013, chegando a 54 mil toneladas até o final do ano. A expectativa é da Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat).
O Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Tiago Mattosinho ressalta que a instituição oferta gratuitamente treinamentos voltados para o Manejo e Criação, Beneficiamento e Gestão dos produtores da Cadeia da Pisicultura.
Entre os treinamentos ofertados pela instituição em parceria com os sindicatos rurais para a cadeia produtiva está o de Piscicultura Básica. Interessados em se capacitar na área podem entrar em contato com os sindicatos do município em que mora. Na semana de 30 de junho a 04 de julho o treinamento será ofertado pelo Sindicato Rural de Araguainha e de Cuiabá.
Durante o treinamento de Piscicultura Básica o participante terá acesso a informações sobre o conhecimento anatômico e biológico do peixe; Sistemas e técnicas de cultivo (produção); Construção de viveiros; Monitoramento da água em Viveiros; Preparação dos viveiros para peixamento; Peixamento; Nutrição e Alimentação: (Tipos de alimentos, requerimento nutricional); Arraçoamento; Manejo sanitário; Manejo de Viveiros: (Amostragem e Seleção periódica); Despesca; Mercado e Comercialização; Legislação Ambiental e Noções de gestão (administração e marketing).
Além dos cursos de Piscicultura, o Senar-MT e sindicatos rurais ofertam outros 86 treinamentos, dando oportunidade a 1144 pessoas de 41 municípios passarem ela Formação Profissional Rural, de forma gratuita.
Os interessados em fazer qualquer tipo de treinamentos oferecidos pelo Senar-MT devem procurar o sindicato rural do seu município. Para conhecer melhor os treinamentos oferecidos pela instituição consulte o site www.senarmt.org.br. A agenda de treinamentos do Senar-MT está sujeita a mudanças de acordo com as demandas dos parceiros.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).