Treinamentos ofertados pelos Sindicatos Rurais em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec do Senar), têm ajudado a aumentar a oferta de mão de obra qualificada. O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho ressalta que a expectativa para 2014 é oferecer pelo menos 60 turmas em 23 municípios mato-grossenses. Isso equivale a cerca de mais mil profissionais qualificados no mercado.
A analista do Senar-MT, Daniela Figueiredo, responsável pelo programa no Estado, conta que os participantes que se qualificam no treinamento de Operador de Máquinas e implementos agrícolas do Pronatec do Senar têm vaga garantida no mercado de trabalho. “O curso comprova que não faltam oportunidades no agronegócio. O que temos percebido é que faltam pessoas qualificadas para assumir estas vagas”, avalia.
Se por um lado o mercado precisa de mão de obra qualificada, por outro as pessoas também buscam oportunidades para melhorar a renda e a qualidade de vida. Este é o caso de Eva Maria dos Santos, de 35 anos, que trabalha como gari, em Nova Brasilandia. Ela fez o curso de operador de máquinas agrícolas porque pretende melhorar seu salário. “Além de aprender a operar máquinas agrícolas, este curso despertou em mim a vontade de ser uma empreendedora. Quero fazer outros treinamentos e buscar novas oportunidades para aumentar minha renda”.
A analista Daniela que viaja por todo o estado supervisionando os treinamentos do Pronatec do Senar-MT, conta ainda que é comum os relatos de situações que os participantes se formam e rapidamente são absorvidos pelo mercado de trabalho. “Eles passam por uma qualificação de 160 horas, que os prepara tanto para a área técnica, quanto na parte de relacionamento”.
O Pronatec do Senar teve início em 2012 em Mato Grosso, formando cinco turmas (Apicultor, Piscicultor e Operador de Máquinas Agrícolas) com 15 participantes cada uma, sendo 2 turmas em Vila Bela da Santíssima Trindade, 2 em Barão de Melgaço e 1 em Sorriso. Já em 2013, foram capacitadas 1.082 pessoas.
HORTICULTOR – Daniela acrescenta que outro treinamento do Pronatec do Senar que tem sido um sucesso é o de Horticultor Orgânico. “O curso tem sido muito solicitado pelos pequenos municípios do estado, com vistas a atender a lei de que pelo menos 30% dos produtos da merenda escolar venha do produtor familiar”, explica a analista. “Atualmente os municípios não têm conseguido aten0der esse percentual, porque não existem produtores qualificados que possam fornecer com a regularidade necessária esses alimentos”.
A dona de casa e moradora da comunidade Pirizal, no município de Nossa Senhora do Livramento, a cerca de 80 km de Cuiabá, Núbia da Silva Oliveira, 22 anos, foi uma das que fez o curso de horticultor orgânico. Ela conta que aprendeu não só a cultivar a terra, mas também a ser uma cidadã. “O módulo de empreendedorismo também me chamou muito a atenção”.
Nubia diz que assim que entrar o período de seca irá fazer uma horta no quintal de sua casa e pretende produzir verduras e legumes para vender. “Um dinheiro extra é sempre bem vindo para incrementar a renda da família”.
NOVIDADES – De acordo com Daniela, durante o Plano Anual de Trabalho (PAT 2015), que vem sendo realizado pelos sindicatos rurais, Senar-MT e parceiros, novos treinamentos estão sendo ofertados pelo Pronatec do Senar como o Equideocultor, Fruticultor, Avicultor, Bovinocultor de corte e o de Preparador de defumados.
Hoje o Senar-MT já realiza os cursos de Operador de máquinas, Horticultor orgânico, Bovinocultor de leite e Piscicultor.
“A ideia é atender a demanda por qualificação que tem sido apresentada aos Sindicatos Rurais e ao Senar e também diversificar os treinamentos que a instituição está ofertando pelo âmbito do Pronatec”, informou Daniela.
Interessados em participar do Pronatec do Senar devem procurar informações nas nove regionais da instituição ou na sede em Cuiabá, pelo telefone 3928-4800.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).