A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Turma de Alto Garças realiza terceiro encontro do programa

Post Image

O pequeno produtor, Osmair Borges, do município de Alto Garças (360 km de Cuiabá), aposta na diversificação para garantir a produtividade e aumentar a renda da sua propriedade.  A principal atividade desenvolvida por ele é a pecuária, mas em 60 hectares também cria suínos, frangos caipira e realiza engorda de bovinos cruzados em semi-confinamento.

 

Sempre em busca de inovação, o produtor começou a participar do Programa Negócio Certo Rural (NCR) realizado pelo Sindicato Rural de Alto Garças em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). "O meu objetivo com o curso é adquirir ferramentas para organizar e administrar ainda melhor essas atividades aumentando os lucros", afirmou o participante.

 

A turma foi organizada pela mobilizadora do Sindicato Rural, Eliônis Costa, e o programa tem objetivo de contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural por meio da capacitação com foco no empreendedorismo.

 

No mês de junho a turma de NCR de Alto Garças recebeu a visita da analista do Senar-MT e responsável pelo programa, Juliana Mardegan. "Neste momento a turma de Alto Garças encontra-se no 3° Encontro do Programa Negócio Certo Rural, ministrado pela instrutora Luciana Rodrigues. Já realizaram o diagnóstico da propriedade, levantaram ideias de negócio de acordo com a realidade da propriedade e das potencialidades da região nos encontros anteriores", explicou Juliana. "Agora estão descrevendo detalhadamente o negócio que escolheram a partir das ideias anteriormente identificadas analisando os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças do negócio escolhido", relatou.

 

Segundo a analista do Senar-MT, o participante Osmair é um mais  empolgados com o curso. "Ele é um verdadeiro visionário", elogia. "Com a renda dos suínos e frangos, que são criações de ciclo produtivo mais curto, ele custeia as despesas familiares enquanto a renda dos bovinos, em que o ciclo produtivo é mais longo, ou seja, leva mais tempo para se obter o retorno do valor investido, funciona como uma poupança para a família", relatou.

 

Juliana destaca que é essa movimentação de recursos garante o futuro dos filhos dos produtores rurais, além do investimento na atividade, pois o produtor prefere investir recursos próprios a fazer financiamentos. "Visando reduzir os custos, ele produz a própria ração para o semi-confinamento, buscando nos vizinhos os resíduos de soja e caroço de algodão que mistura com o milho colhido da sua propriedade com o núcleo mineral que compra na cidade".

 

NCR – O programa é dividido em cinco encontros de 8 horas cada. O grande diferencial é que cada produtor receber uma consultoria em sua propriedade, onde o instrutor verifica a aplicabilidade do plano de negócio construído ao longo do curso e elabora junto com o participante um plano de ação para implementação do seu plano de negócio, caso seja interesse do produtor.

 

O Programa é um projeto do SENAR e SEBRAE de amplitude nacional. "O NCR é o ponto de partida para todas as atividades agropecuárias onde a propriedade passa a ser vista como uma empresa, sendo o planejamento fundamental para evitar ou minimizar os riscos do investimento garantindo uma rentabilidade viável", avalia Juliana Mardegan.

 

Conheça o programa pelo site do Senar-MT http://www.sistemafamato.org.br/portal/senar/pp.php?CodPP=25.  Interessados podem obter mais informações sobre o Programa NCR  com o mobilizador do sindicato rural e com supervisor regional do SENAR-MT que atende o município.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook, curta a Fan Page da instituição (www.facebook.com/SenarMt).