Quem segue em viagem pela Rodovia Deputado Ary Leite de Campos (MT 010), nas proximidades do município de Rosário Oeste (128 km de Cuiabá) pode dar uma pausa na Cantina da Roça, além de lanches e salgados a proprietária, Eunice Lazzari Ruzin, oferece produtos de fabricação própria como compotas de frutas, doces, embutidos e queijos.
O que pouca gente sabe é que Dona Eunice aprimorou seus dotes culinários, e até aprendeu alguns macetes para melhorar a qualidade dos seus produtos, com treinamentos da Agroindústria oferecidos pelos Sindicatos Rurais e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). “Depois que eu me aposentei fiquei pensando em como complementar a minha renda e hoje a Cantina da Roça é a minha renda principal”, afirma.
A comerciante lembra que conheceu o Senar-MT quando ainda trabalhava em uma escola no município de Nova Mutum. “Lá fiz o treinamento de Fabricação caseira de produtos de higiene e limpeza e uso até hoje esses produtos. São bons e garantem uma boa economia no final do mês”, constata.
Já em Rosário Oeste, Dona Eunice procurou o Sindicato Rural do município e se aperfeiçoou com o treinamento de Produção de Derivados do Leite – Queijos, Transformação caseira de produtos de origem animal em embutidos e defumados de carne e ainda Produção de conservas vegetais, compotas, frutas cristalizadas e licores. “As frutas são da minha própria plantação. Tenho aqui abacaxi, goiaba, tangerina, figo”, comemora. “O povo vem aqui para fazer um lanche e já sai com um monte de produto colonial. Vendo tudo que produzo, só não vendo pedra”, brinca.
A Cantina da Roça completa quatro anos em agosto e Dona Eunice se preparou para que o negócio fosse um sucesso. “Só abri quando tive a certeza que daria certo”, argumenta. “Porque abri uma cantina sem qualificação e preparação a gente abre, mas na primeira dificuldade o negocio acaba”, ensina. “Nos primeiros meses contei muito com os instrutores do Senar, sempre que precisava ligava e era bem atendida”, conta. “Sou muito grata pela oportunidade que o Senar me deu e sempre indico para as pessoas daqui procurarem o sindicato e fazerem algum treinamento”.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).