A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Sistema Famato/Senar MT leva qualificação profissional à comunidade terapêutica

Post Image

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT), em parceria com o Sindicato Rural de Campo Verde, está oferecendo cursos profissionalizantes aos atendidos da Comunidade Terapêutica Resgate Vidas Despertar, com foco em qualificação profissional, inclusão social e inserção no mercado de trabalho.

Um dos cursos realizados recentemente foi o de produção artesanal de defumados e embutidos de frango, ministrado pela instrutora do Senar MT, Viviane Fiorentini. Segundo ela, o aprendizado vai além das receitas.

“Mostrei aos alunos que o produtor rural é responsável por grande parte dos alimentos que chegam à mesa, como frango, carne, pão e bolo de milho. Muitos descobrem no curso que, a partir de um simples frango, é possível produzir salame, linguiça, hambúrguer, almôndegas, frango recheado e frango pizza”, afirmou.

Produção artesanal de defumados e embutidos de frango

De acordo com Viviane, o curso também trabalha a valorização pessoal. “Mostramos que um produto simples pode se tornar algo especial. Quando eles percebem isso, também passam a se enxergar com mais valor”, disse.

Em fevereiro, as capacitações oferecidas pelo Sindicato Rural são voltadas a esse público, com formações em áreas da produção de alimentos, como avicultura, suinocultura, bovinocultura e processamento de alimentos.

Segundo o gerente sindical de Campo Verde, Adair Hanzen, os cursos atendem a uma demanda real do mercado de trabalho ao unir responsabilidade social e desenvolvimento econômico.

“Além da parte social, entregamos algo prático. Eles aprendem a produzir alimentos, fazer cortes e armazenar corretamente. Isso abre portas, porque muitas fazendas precisam de profissionais para atuar nas cantinas. É uma necessidade real do setor rural”, afirmou.

Para o coordenador da comunidade terapêutica, José Nildo, a parceria vai além do ensino técnico. “Os cursos fortalecem o vínculo entre ensino e profissão. Eles voltam a sonhar, ganham confiança e saem com uma qualificação reconhecida, que é o certificado do Senar MT”, disse.

A supervisora regional do Senar MT, Evelym Burak, destacou que a qualificação profissional contribui para a autonomia e a reinserção social. “Amplia as chances de empregabilidade e ajuda a construir um novo projeto de vida, com propósito, rotina e perspectivas reais de futuro”, afirmou.

Segundo Evelym, há demanda constante por mão de obra qualificada nas fazendas, especialmente em áreas operacionais, manutenção, manejo e produção, com crescimento nas atividades relacionadas às cantinas, como planejamento de cardápios e aproveitamento de alimentos.

Qualificação profissional oferecida pelo Senar MT em parceria com Sindicato Rural

Por meio do Sistema Famato, o Senar MT atua de forma integrada com os sindicatos rurais, oferecendo capacitações gratuitas a trabalhadores e produtores rurais. Informações sobre programação, datas, locais e inscrições podem ser obtidas diretamente nos sindicatos rurais de cada município.