A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Sistema Famato/Senar MT inaugura Núcleo Avançado de Capacitação (NAC) em Araputanga

Post Image

O Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Sistema Famato) inaugurou, nesta quarta-feira (11), o Núcleo Avançado de Capacitação (NAC) em Araputanga. Por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT) e em parceria com Sindicato Rural do município, a unidade vai oferecer formação técnica e profissional aos trabalhadores e produtores rurais da região.

 “A entrega deste NAC representa muito mais que uma obra física. É um investimento no conhecimento, na dignidade e no futuro dos produtores e trabalhadores rurais de Araputanga e região. A educação transforma, e é por meio dela que vamos continuar avançando no desenvolvimento do nosso estado e do nosso setor, devolvendo à vocês o que é de direito”, destacou o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain.

A presidente do Sindicato Rural de Araputanga, Maria das Dores de Souza, ressaltou o impacto da unidade para atender às demandas do campo e agradeceu o apoio institucional. “Esse espaço é um sonho realizado. Agora, os produtores, seus familiares e os trabalhadores rurais têm à disposição um local preparado para oferecer cursos de qualidade, que vão contribuir diretamente para o crescimento da nossa região. Agradeço ao Senar MT e ao presidente do Sistema Famato pela parceria e a todos que se empenharam para que esse projeto se tornasse realidade”, disse.

Inauguração do Núcleo Avançado de Capacitação (NAC) em Araputanga

A solenidade também reuniu o diretor administrativo-financeiro da Famato, Robson Marques; o superintendente do Senar MT, Marcelo Lupatini; e o gerente da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Bruno Faria, o Pe. Celso Ferreira de Jesus, Pároco da Paroquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, além de lideranças locais, produtores rurais e parceiros institucionais.

Qualificação e assistência no campo

Em 2025, o Sistema Famato/Senar MT, em parceria com o Sindicato Rural de Araputanga, ofertou 208 cursos na região, com 1.530 alunos aprovados, ampliando a qualificação profissional no meio rural. Desse total, 64,4% das ações ocorreram na zona rural e 35,6% na zona urbana.

No mesmo período, foram implantadas 10 frentes de atuação da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com atendimento a 209 propriedades rurais, especialmente nas cadeias produtivas da bovinocultura de corte. As atividades se somam a atendimentos de mutirões rurais e a ações do programa Saúde no Campo.