A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Supervisor do Senar MT é eleito destaque nacional no Prêmio ATeG 2025 por gestão inovadora no campo

Post Image

O supervisor do Senar MT Joás Bueno foi eleito destaque nacional do Prêmio ATeG 2025 — “Gestão, Resultado que Alimenta”. A cerimônia ocorreu em Brasília e reconheceu produtores, técnicos de campo e supervisores que aplicam a metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

Criado pelo Sistema CNA/Senar, o prêmio valoriza resultados gerenciais, produtivos, ambientais e sociais obtidos com a assistência contínua. Na categoria Supervisão, Joás foi um dos três vencedores do país.

Veja um pouco do trabalho inovador do Joás:

O trabalho que levou o mato-grossense ao topo combinou dados e gestão de equipes. O supervisor adotou análise de perfil comportamental (DISC), promoveu capacitações sob medida e implantou painéis de BI (Business Intelligence) para acompanhar indicadores e a qualidade dos registros.

A rotina incluiu visitas de supervisão com revisão de inventário e planejamento das propriedades, alinhamentos metodológicos nos sindicatos rurais, cobrança de recomendações no formato 5W2H (plano de ação com responsáveis e prazos) e reuniões on-line mensais para padronizar processos. Dias de campo e comparações de desempenho entre grupos reforçaram a troca de boas práticas.

Joás coordena equipes que atendem produtores em Alta Floresta, Apiacás, Guarantã do Norte, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Paranaíta e Terra Nova do Norte, nas cadeias de avicultura, bovinocultura de corte e leite, fruticultura/olericultura e piscicultura.

“O reconhecimento como melhor supervisor do Brasil mostra que a nossa assistência técnica está no caminho certo, cumprindo a metodologia da ATeG e adaptando-a às necessidades do produtor de Mato Grosso”, afirmou o superintendente do Senar MT, Marcelo Lupatini.

Joás, ao centro, segurando a placa de homenagem

Para o gerente da ATeG no Senar MT, Bruno Faria, o diferencial esteve no cuidado com as pessoas. “O perfil DISC foi trabalhado individualizadamente, com capacitações específicas, para a metodologia ser cumprida e os grupos evoluíssem. ”

Entre as estratégias adotadas, o supervisor instituiu reuniões mensais de nivelamento e incentivou a realização de Dias de Campo baseados em benchmarking (comparação de resultados), permitindo que os produtores visualizassem na prática o impacto da gestão técnica em propriedades vizinhas.

“Para mim, ser supervisor é mais do que orientar; é inspirar, inovar e transformar. Trabalho para gerar resultados concretos que transformam a vida do produtor rural e sua família”, declarou o vencedor.

O prêmio
O Prêmio ATeG 2025 reconhece resultados de produtores, técnicos e supervisores. A avaliação considera a aplicação da metodologia, a gestão de dados e os indicadores de desempenho. Os supervisores premiados recebem, além do reconhecimento público, um smartphone para uso nas atividades de campo. A cerimônia foi realizada em novembro, no Distrito Federal.