A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Alunos de Zootecnia dos Polos Cuiabá e Rondonópolis do Senar/MT participam de visitas técnicas

Selo
Post Image

Os alunos do curso Técnico em Zootecnia do Polo Cuiabá da Rede e-Tec, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT), participaram de uma visita técnica na Fazenda Aricá, no município de Cuiabá. A atividade integra as ações práticas que fortalecem a formação técnica dos estudantes, especialmente nesta etapa final do curso.

A prática faz parte da disciplina de Controle Zootécnico e Sanitário e teve como foco o manejo sanitário aplicado na propriedade rural. Durante a atividade, os estudantes puderam observar os procedimentos realizados na fazenda, desde o nascimento dos bezerros até os cuidados com a aquisição de animais.

A instrutora do curso, Angélica Stuchi, que acompanhou os alunos, destacou a relevância da atividade prática. “A aula foi de grande importância, pois nela conseguimos visualizar o manejo sanitário que é realizado na Fazenda Aricá. Desde o nascimento de bezerros até os cuidados com a compra de animais vindos de fora da propriedade. As principais vacinas utilizadas e medicamentos importantes que não podem faltar na prateleira das propriedades rurais. Observamos também todo o controle zootécnico realizado, como a identificação de animais nascidos na propriedade, separação por idade, sexo e genética. ”

Para a aluna Thais Santos Neves, estar na propriedade complementa os conhecimentos adquiridos em sala de aula, permitindo uma compreensão mais ampla dos desafios e soluções do setor agropecuário. “A experiência exemplificou na prática tudo o que temos aprendido na disciplina de Sanidade Animal. A visita, guiada por uma médica veterinária, foi extremamente valiosa. Pude ver de perto a aplicação dos conceitos teóricos, o que é fundamental para nós que estamos no último semestre do curso Técnico em Zootecnia. Ter contato direto com quem está na linha de frente da produção nos agrega muito em termos de experiência e abre nossa mente para as oportunidades que o mercado de trabalho oferece. ”

Além de desenvolver habilidades técnicas, as aulas práticas proporcionam contato com a rotina profissional, fortalecendo a capacidade de tomada de decisão, a responsabilidade e a visão crítica dos alunos. Esse tipo de atividade aproxima os futuros profissionais da realidade do campo e prepara-os para uma atuação mais eficaz e comprometida com o setor agropecuário.

Também em atividade prática, os alunos do curso Técnico em Zootecnia do Polo Rondonópolis participaram de uma visita técnica na Fazenda Guarita, em Rondonópolis, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre os sistemas de produção animal e agrícola.

A visita integrou as unidades curriculares Sistema de Produção Animal e Produção e Manejo Animal, ampliando o aprendizado dos estudantes sobre as atividades desenvolvidas na propriedade. Durante a programação, os alunos conheceram a estrutura da fazenda, os insumos utilizados, os processos de manejo e as estratégias de comercialização adotadas.

Para a instrutora do curso, Laila de Paula, proporcionar esse tipo de vivência aos alunos contribui no processo de formação dos futuros profissionais. “Ao vivenciar de perto os sistemas de produção e o manejo animal, eles conseguem conectar teoria e prática, compreender os desafios do campo e refletir sobre soluções sustentáveis. Essa experiência desperta o olhar crítico, valoriza o bem-estar animal e fortalece a preparação dos futuros profissionais para o mercado. ”

Além de proporcionar novos aprendizados para a turma, a atividade também teve um significado especial para o aluno Sauro Lara de Oliveira, que além de cursar o Técnico em Zootecnia, também é funcionário da Fazenda Guarita. Sauro conta que vivencia a pecuária desde a infância, atividade que aprendeu com o pai, e que ao longo do tempo buscou se aperfeiçoar na área. “Fazer o curso Técnico em Zootecnia foi a oportunidade que encontrei para me modernizar e ter mais conhecimento, porque eu já tinha o conhecimento na prática, mas não tinha o conhecimento teórico. Quando vi a propaganda do curso, percebi que era a oportunidade que estava procurando. Fiz a inscrição, passei no processo e hoje estou aqui, me qualificando ainda mais. ”

Segundo Pedro Souza, Gerente de Educação Formal, as visitas técnicas e as aulas práticas são essenciais na formação dos técnicos do Senar Mato Grosso. Elas representam muito mais do que momentos de observação, são verdadeiras oportunidades de conectar teoria e prática, desenvolver competências profissionais e ampliar a visão sobre o setor agropecuário.

“Na condição de gestor da Formação Técnica do SENAR/MT e profissional da área, enxergo que essas experiências são estratégicas para preparar os estudantes para os desafios reais do campo, fortalecendo a tomada de decisão, a responsabilidade e o senso crítico. Ao vivenciar o manejo sanitário, os sistemas de produção e a rotina das propriedades rurais, os alunos não apenas consolidam o conhecimento técnico, mas também se aproximam da realidade do mercado, com mais segurança e propósito. É dessa forma que o Senar/MT reafirma seu compromisso com uma educação de excelência, voltada para formar profissionais qualificados, conscientes e preparados para transformar o agro com inovação e responsabilidade”, acrescenta Souza.

Além dos alunos e tutoras, as analistas Ana Maria Martins Debellis e Rafaela da Silva Martins e a assistente Gabriela de Oliveira Cardoso supervisionaram e acompanharam a atividade, que busca garantir que os objetivos pedagógicos sejam cumpridos com a qualidade e segurança esperada.