Instalado no estacionamento da Arena Pantanal, em Cuiabá, nos dias 30 e 31 de agosto (Sábado e domingo), a unidade móvel de saúde do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT) levou atendimentos gratuitos às famílias da capital. Foi uma edição do programa durante a 7ª edição do Festival de Chocolate no espaço especial do Sistema Famato Senar.
Quase 200 pessoas foram atendidas nos dois dias de Mutirão Rural. Dessas, 188 passaram por consulta com médico oftalmologista e 161 pessoas precisaram de óculos. Todas já escolheram a armação e devem ter óculos novos sem nenhum custo dentro de 55 dias. O Mutirão Rural também ofereceu atendimento odontológico a 53 pessoas e 193 foram atendidas pela enfermagem com a realização de testes rápidos, como aferição de pressão.
“O Mutirão Rural durante o Festival de Chocolate é a oportunidade de oferecer serviços de saúde e acolhimento em um espaço que, neste caso, também celebra cultura, sabor e conhecimento”, afirmou Vilmondes Tomain, presidente do Sistema Famato.

Era possível perceber a alegria e gratidão nos sorrisos, como da Ivonete de Oliveira da Silva, de 46 anos. Ela é moradora do Sítio Monte Carmelo, na zona rural de Várzea Grande e veio no domingo para passar pela consulta com oftalmologista. Ivonete precisa de óculos há mais de dois anos e saiu contente após escolher a armação na ótica. “Eu estou muito feliz. Meu marido também precisa de óculos, mas não quis vir, não acreditou que isso fosse possível receber a consulta e ainda ganhar os óculos, perdeu a oportunidade”, disse Ivonete reforçando a gratidão pelo que a Casa da Família Rural proporcionou.
E não foi só a Ivonete não, a mãe dela, Maria Pinto Oliveira do Carmo de 83 anos, também saiu feliz após escolher a armação dos óculos novos. Dona Maria comprovou a acessibilidade e inclusão do Programa Mutirão Rural. Ela estava na cadeira de rodas e só conseguiu ser bem atendida, pois o ônibus do Senar/MT é equipado com elevador e diante dos olhares realizados das filhas ela pode ser colocada no consultório. E a responsável por levar a mãe e a irmã foi Kely Oliveira da Silva Leite, 40 anos, que está trabalhando na venda de pipoca dentro do Festival de Chocolate. “Eu vi ontem as pessoas sendo atendidas e saindo felizes, e hoje trouxe minha família e estamos saindo daqui com o coração radiante pelo tratamento que recebemos”, comentou Kely, que também fez a consulta com oftalmologista, porém não precisou de óculos.

E foram muitas as histórias como a da família Oliveira neste fim de semana com Mutirão Rural na Arena Pantanal. O supervisor Regional de Cuiabá, Rodrigo Gonçalves, destacou que foi um público com uma particularidade diferente, sendo na maioria pessoas da zona urbana. “O público da cidade pode experimentar a qualidade que o Sistema Famato Senar entrega no atendimento para o produtor rural, para as famílias do campo. Conseguimos mostrar um atendimento de excelência”, comentou o supervisor regional.
A técnica de enfermagem, Ana Claudia dos Santos Leão, responsável por fazer um exame prévio antes da consulta do oftalmologista, comentou orgulhosa que foi o primeiro mutirão rural na cidade, e que ela fez questão de dizer a todas as pessoas atendidas que o Mutirão Rural é resultado do trabalho do produtor rural. “Muitas pessoas pensam que a consulta e o óculos são custeados pelo governo, pela Prefeitura, e eu faço questão de dizer que quem mantém esse atendimento é o homem do campo”, disse a técnica de enfermagem.
EDIÇÃO ESPECIAL
O Sistema Famato Senar participou do Festival do Chocolate, na Arena Pantanal, em Cuiabá, com uma programação especial que valoriza o produtor rural e mostra ao público de onde vem o cacau, ingrediente principal de um dos doces mais amados do mundo. A proposta é simples: aproximar o campo da cidade e mostrar que o chocolate também nasce no agro.

Em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá, quem visitou o espaço do Sistema Famato Senar conheceu a Trilha do Saber & Sabor, com conhecimento sobre o cacau e da produção rural, com atividades educativas, interativas.
No espaço Casa da Família Rural, o público participou de atividades interativas que mostram o dia a dia no campo e contou com uma edição do Mutirão Rural, um dos programas sociais do Senar.