A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Segundo encontro estadual do CNA Jovem reúne participantes em ambiente de troca e inovação

Selo
Post Image

FOTOS; Luan Felipe - Senar/MT

Foram dois dias intensos numa verdadeira ‘arena de ideias’. Os participantes de Mato Grosso do Programa CNA Jovem estiveram reunidos no sábado (16.08) e domingo (17.08), em Cuiabá, para as atividades da Trilha Estadual. No primeiro encontro foram definidos os desafios e no segundo encontro chegou a vez de encontrar e propor soluções.

“Nestes dois dias os jovens desenvolveram ferramentas para implementar um plano de ação, em que eles estão definindo como resolver os problemas identificados por eles e no terceiro encontro será a vez de demonstrar os resultados alcançados”, comentou o gestor regional do Programa em Mato Grosso, Rafael Flores.

Rafael está na sua primeira experiência como gestor regional e define o processo como transformador. “Eles chegam com muita vontade, são muito engajados e contagiam até os convidados”, completou.

Fotos: Luan Felipe – Senar/MT

A técnica de campo da Assistência Técnica Gerencial (ATeG), Jamilly Leão Zaiatz, também aprovou a dinâmica. “Estou achando muito interessante a parte de compartilhamento com os colegas. Eu cheguei aqui com uma ideia de trabalho e na troca, com a contribuição dos outros participantes já mudei totalmente de ideia para uma solução que eu me identifiquei muito mais e vai dar um resultado melhor. É um programa sensacional”, disse a participante.      

E as ideias borbulham no bate papo com dois participantes, Juliano Toledo e Douglas Miranda. A pluralidade de áreas torna ainda mais rico o processo, Juliano é profissional da área de marketing e Douglas é zootecnista.

Juliano definiu como desafio ‘Transformar a regularização ambiental em comunicação de liderança e sustentabilidade para o Agro de Mato Grosso’. “Minha solução é uma Plataforma Integrada para transparência e sustentabilidade Rural, ela irá conectar produtores, sindicatos e instituições para aumentar a eficiência e a escala da regularização ambiental, através de um selo que chamarei de “Passaporte Sustentável”, diz muito motivado o participante.

Os resultados esperados com essa plataforma são: aumentar a imagem positiva do agro mato-grossense com dados reais e comunicação estratégica; diminuir a lentidão, a fragmentação e a ineficiência nos processos de regularização; aumentar o reconhecimento e os incentivos públicos aos produtores sustentáveis; aumentar o papel estratégico do sistema sindical rural na promoção da regularização ambiental e na implementação de soluções coletivas.

Fotos: Luan Felipe - Senar/MT

E foi nesse clima que o encontro recebeu Erika Segovia, do AgriHub, para uma palestra sobre inovação e a banca de especialistas do Senar/MT composta pelo gerente de Operações, Caio Souza; o gerente de Logística e Serviços, Bruno Costa; o supervisor de Assistência Técnica, Marcelo Nogueira e o supervisor de Assistência Técnica Tulio Marcal. 

“Os especialistas estão diretamente no dia a dia com os produtores e eles vieram para entender as propostas dos participantes, validar a aplicabilidade, sugerir como pode ser aplicada ou se precisa de ajustes,” finalizou o gestor regional.