O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT) realizou nesta terça-feira (15), durante a 57ª Expoagro, a palestra “Boi na Bolsa”. A proposta é mostrar aos produtores rurais como utilizar a Bolsa de Valores (B3) como ferramenta estratégica para reduzir riscos, garantir preços e aumentar a rentabilidade da pecuária.
O bate-papo foi realizado durante o Fórum dos Setores Produtivos que faz parte da programação da Expoagro 2025, realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá, presidido por Celso Nogueira. A palestra foi conduzida pelo instrutor do Senar/MT, Rafael Reginatto, biólogo e investidor com mais de oito anos de experiência no mercado financeiro, com foco em multiplicação de patrimônio.
Durante o evento, Reginatto apresentou conteúdos que explicam como o pecuarista pode atuar no mercado futuro, utilizando diferentes tipos de operações voltadas à pecuária, com base na análise fundamentalista e na avaliação dos desafios e oportunidades que envolvem o uso da B3 no campo. Segundo ele, a ideia é levar o produtor a pensar também como investidor. “Hoje, o pecuarista precisa cuidar da fazenda e, ao mesmo tempo, proteger o que produz com estratégias de mercado que oferecem mais segurança e estabilidade financeira”, destacou.
A palestra foi criada para preparar produtores e trabalhadores rurais para lidar com a oscilação de preços, melhorar a previsibilidade do negócio e garantir maior competitividade no setor. Com linguagem acessível e foco prático, o conteúdo mostra como unir as vantagens do mercado físico e digital, garantindo preços mais estáveis e decisões mais seguras para o futuro da atividade.
A palestra “Boi na Bolsa” já está disponível para os 142 municípios mato-grossenses e pode ser solicitada diretamente nos Sindicatos Rurais.