Logo cedo, nesta sexta-feira (13.06), as famílias das 18 comunidades rurais na região Sul de Cuiabá já aguardavam o atendimento oftalmológico e odontológico no Mutirão Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT).
“Aqui é uma área rural e nem sempre as pessoas têm condições de ir para a cidade para buscar atendimento, está sendo muito bom hoje para nós, está ajudando bastante a gente”, relata a moradora da Comunidade 21 de Abril que levou os filhos para consultas com oftalmologista e dentista.

Numa parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá a estrutura do Mutirão Rural foi instalada na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Novo Renascer.
O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, tem uma ligação muito forte com essa região desde quando chegou em Mato Grosso, explicou que o papel do Sindicato é estar junto com os moradores do campo. “Me sinto realizado com essa ação hoje, agradeço o Sistema Famato/Senar, é muito importante essa parceria, aqui é uma região muito produtiva”, disse o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá.
Elisa Sebastiana Rodrigues de Bispo, moradora da comunidade Buritizal, foi uma das atendidas e foi em busca de atendimento odontológico.

O diretor de Saúde e Promoção Social do Senar Central, Renilsom Rehem, está em visita ao Senar/MT e acompanhou a edição do Mutirão. “Ontem passamos o dia conhecendo a exposição dos trabalhos e hoje estamos vendo na prática o mutirão, que é muito importante para as pessoas e isso é o que mais interessa ao Senar”, comentou Renilson Rehem.

Além do atendimento oftalmológico e odontológico, esta edição contou com a participação de uma parceria da Prefeitura de Cuiabá e Lions Club para a oferta de outros serviços como emissão do Cadastro Único, aferição de glicose, pressão arterial e corte de cabelo.