A Comissão de Logística e Infraestrutura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Sindicato Rural de Sinop realizaram, nesta quinta-feira (27.03), uma reunião para debater soluções para as estradas vicinais da região. O encontro contou participação de prefeitos, secretários, presidentes de sindicatos rurais e produtores dos municípios de Sinop, Vera, Santa Carmem, Feliz Natal, União do Sul, Cláudia, Itaúba, Nova Santa Helena e Marcelândia.
O objetivo do encontro foi levantar os principais desafios enfrentados pelo setor produtivo em relação à infraestrutura das estradas vicinais e buscar alternativas para melhorar a logística de transporte da produção.
O presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson José Redivo, destacou a importância da reunião e o impacto que as condições das estradas têm sobre a produção e o escoamento de safra na região.
“É com bastante orgulho que Sinop recebe mais uma vez uma delegação da CNA e da Esalq-Log. O objetivo dessa reunião foi levantar os gargalos que temos na infraestrutura das estradas vicinais e os impactos que elas causam no setor produtivo regional como um todo. Queremos buscar soluções junto aos órgãos competentes através da força que tem a CNA. Nos reunimos com representantes de nove municípios para identificar os principais problemas e melhorar a qualidade da malha viária”, afirmou.

Redivo ressaltou ainda os desafios enfrentados devido à extensão territorial e à escassez de cascalho em algumas regiões, o que compromete a manutenção das estradas, especialmente durante o período chuvoso, que coincide com a colheita da soja. Ele também destacou a importância do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) na melhoria da infraestrutura viária.
“Nos últimos seis anos de governo Mauro Mendes, foram construídas mais estradas vicinais asfaltadas do que nos últimos 20 anos anteriores. Isso só foi possível graças ao Fethab, que é recolhido pelo setor produtivo e tem sido bem administrado. O Governo do Estado também repassa um percentual do Fethab sobre o óleo diesel para as prefeituras, auxiliando na manutenção das estradas vicinais”, pontuou.
A vice-presidente da Comissão de Logística e Infraestrutura da CNA, Luana Belusso, reforçou a iniciativa de levantar dados sobre as condições das estradas vicinais para apresentar ao Ministério da Agricultura.
“A CNA quer mapear quais são as principais estradas vicinais com problemas, os custos e a viabilidade de melhorias para o agronegócio da região. Esse levantamento será levado ao Ministério da Agricultura e ao Senado para buscar soluções. A região que participa do encontro foi identificada, junto com a Esalq Log, como uma das que possuem a infraestrutura mais afetada no estado”, explicou.
O pesquisador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG), Fernando Bastiani, também ressaltou a importância do estudo em andamento para embasar investimentos em infraestrutura viária.
“Essa aqui é a segunda etapa do nosso estudo. A primeira começou no laboratório da ESALQ, onde desenvolvemos um índice de priorização para investimento em estrada vicinal. Já identificamos a situação atual das estradas, e nesta segunda fase, pretendemos verificar as principais dificuldades enfrentadas pelos produtores e pelo poder público na manutenção das estradas vicinais. No final de fevereiro, o Ministério da Agricultura publicou uma portaria prevendo investimentos para abertura e manutenção de estradas vicinais, e nosso estudo visa organizar e fornecer dados importantes para captar recursos e melhorar essa infraestrutura, que é um dos grandes desafios logísticos do Brasil”, detalhou.