A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT realiza primeiro treinamento metodológico de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de 2025 

Post Image

Começou na manhã desta segunda-feira (24.03), o primeiro treinamento “Metodológico da Assistência Técnica e Gerencial do Senar’ deste ano, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em Cuiabá, com a instrutora credenciada, Camila Costa.

A abertura do evento contou com a presença dos diretores da Famato, Ronaldo Vinha (Relações Institucionais) e Robson Marques (Administrativo/Financeiro).  “Aproveitem bem esse treinamento para que possam transformar esse conhecimento em produção lá na ponta”, disse o diretor Robson Marques.

Há 10 anos o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) oferece Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) aos produtores rurais com um modelo de gestão e operação que engloba todos os processos da atividade produtiva na propriedade. Para levar essas ações até os municípios de Mato Grosso, a ATeG conta com os sindicatos rurais para mobilizar as turmas de produtores e os técnicos de campo credenciados das mais diversas áreas de formação para o atendimento.

O coordenador da ATeG do Senar-MT, Bernardo Modesto Carvalho, explica que a ATeG adota uma metodologia consolidada, aplicada em todo o Brasil. Uma das etapas fundamentais para que os profissionais possam atuar na Assistência Técnica Gerencial é a participação no treinamento dessa metodologia, que integra o processo de credenciamento.

Durante o treinamento, os participantes aprendem os passos dessa metodologia, que serão aplicados diretamente nas propriedades, abrangendo tanto os aspectos técnicos quanto, sobretudo, os gerenciais. Bernardo destaca como um dos diferenciais desse treinamento a ênfase na parte gerencial, que representa um grande desafio para muitos produtores rurais.

O treinamento de 40 horas segue até sexta-feira. Camila Costa, instrutora credenciada ao Senar-MT, com vasta experiência na ATeG em diversos estados do Brasil ao longo de 11 anos,  chamou atenção dos participantes sobre como o conteúdo aplicado no treinamento poderá contribuir com o crescimento profissional.

O primeiro passo para que uma empresa seja credenciada pelo Senar-MT é a inscrição. Em seguida, a empresa passa por uma entrevista e, posteriormente, é convidado a participar do treinamento metodológico, que faz parte da terceira etapa para as empresas que se candidataram ao credenciamento.

Aqueles que se destacarem no treinamento metodológico avançam para o treinamento do Sisateg, o Sistema da ATeG, ferramenta para o registro dos dados técnicos e gerenciais das visitas às propriedades. Além disso, participam de uma monitoria, orientada por um técnico de campo atuante na ATeG. Por fim, o processo é concluído com a validação jurídica da documentação.