Na tarde desta quinta-feira (27), foi realizada em Alto Garças a formatura de mais uma turma do Programa CapacitAção, uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do estado (Senai). Ao todo, 23 jovens concluíram o curso de Aprendizagem Técnica de Manutenção de Máquinas Pesadas, que teve a colaboração da Fazenda Atto, local onde as aulas práticas foram aplicadas.
O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, participou da solenidade e destacou que, a partir de agora, esses jovens, com idades entre 18 e 20 anos, estão prontos para ingressar no mercado de trabalho com qualificação técnica de excelência. “Acompanhar esses jovens neste momento é muito gratificante para todos nós. Esse investimento no aprendizado é fundamental para oferecer novas oportunidades de crescimento tanto para os formandos, quanto para o nosso setor que é um dos mais importantes para o desenvolvimento econômico do nosso estado”, afirmou Vilmondes.
Para o superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini, o programa de aprendizagem técnica de nível médio oferecido pelo SENAR e SENAI, oferecem agronegócio mais oportunidades de mão de obra qualificada. “A iniciativa tem como objetivo não apenas promover a qualificação, mas também preparar os alunos para os desafios e suprir as necessidades que hoje o nosso setor possui, que é um profissional mais qualificado e preparado para as novas tecnologias”, explica Lupatini.

Os formandos receberam formação teórica e prática com ênfase nas necessidades específicas do setor agropecuário e de máquinas que são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura em Mato Grosso.
A parceria entre Senar-MT e Senai existe desde 2022 e foi renovada em 2024 através do Programa CapacitAção. A iniciativa tem como objetivo formar jovens que já concluíram ou estão cursando o 3º ano do Ensino Médio para atender à crescente demanda do setor agropecuário no estado, com foco em manutenção de máquinas pesadas.
O programa oferece um curso completo, combinando teoria e prática, além de ser uma oportunidade para jovens que desejam ingressar ou se especializar no setor.
Além disso, o CapacitAção irá formar estes jovens em 13 cursos, entre eles: Manutenção de Máquinas Pesadas, Eletromecânica, Eletrotécnica, Automação Industrial, Açúcar e Álcool, Biocombustível, Manutenção Aeronáutica (Célula e Grupo Motopropulsor), Manutenção de Máquinas Industriais, Manutenção Automotiva, Desenvolvimento de Sistemas, Logística e Eletrônica.