O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) concluiu, nessa quinta-feira (30), o encontro Parceria Educacional, que todos os anos reúne instrutores, técnicos de campo e supervisores de campo para alinhar as estratégias e ações. O tema inovação e tecnologia marcou o terceiro dia de evento. Só no ano passado o Senar-MT desenvolveu 221 cursos e treinamentos em diferentes áreas de interesse.
Para Gabriel Sakita, coordenador técnico da diretoria de Educação Profissional do Senar – Administração Central – com sede em Brasília (DF), eventos como o Parceria Educacional são essenciais. “Esses eventos com nossos prestadores de serviços são muito importantes porque eles representam a imagem do Senar lá na ponta, são eles que fazem o atendimento. É preciso saber as necessidades deles para poder ajudar da melhor forma possível e dar direcionamentos metodológicos,” acrescentou Sakita.

Gabriel Sakita e Carolina Pereira (Senar/DEP) falaram, no último dia de programação, sobre Tecnologias Educacionais Digitais e Inteligência Artificial no Senar. Os dois trouxeram informações sobre jogos de realidade virtual e uso de simuladores. “A gente tem que inserir, pois já é uma realidade e se não fizer isso vai ficar para trás, temos que ter a cabeça aberta para a inovação e tecnologia.” Sakita chamou atenção dos instrutores para a importância de seguir corretamente a metodologia para que consiga atender os produtores rurais com eficiência.
O superintendente do Agrihub, Paulo Ozaki, também falou sobre a necessidade de buscar cada vez mais conhecimento em inovação e tecnologia que tem a proposta de fornecer inovações e tecnologias para o setor.
O Senar-MT trabalha intensamente para devolver ao produtor rural os recursos investidos por ele, e um dos principais pontos é solucionar o desafio de qualificar mão de obra para o campo. No ano passado, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) revelou essa carência no setor rural mato-grossense, um estudo mostrou que mais de 70% dos produtores têm dificuldade na contratação.

Assistência técnica
Os técnicos de campo e supervisores de campo tiveram uma programação especial e tiveram palestras com Júlia Barros, do Senar/DATEG e ao final um momento para perguntas e respostas com a participação do gerente da AteG do Senar-MT, Bruno Faria.

Marketing no Agro
A edição do Parceria Educacional 2025 terminou com uma palestra dos Primos Agro, um dos maiores canais de influenciadores do Agro nas redes sociais. João e Eduardo são os idealizadores, eles são primos e os dois são filhos de produtores rurais, foram criados juntos em Morro Agudo no interior de São Paulo.
Formados em agronomia, em meados de 2021 com o plano inicial de ajudar os estudantes e recém-formados a terem uma visão mais clara do mercado de trabalho, resolveram usar as plataformas digitais para atingir esse público. Os dois compartilharam estratégias e deram dicas para performance nas redes sociais.

Encerramento –
O presidente da Famato, Vilmondes Tomain e o superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini, participaram da solenidade de encerramento, agradeceram a todos os participantes e homenagearam os instrutores com mais tempo no Senar-MT, entre 28 e 33 anos.