Há cerca de dois anos os produtores rurais brasileiros acompanhavam apreensivos uma onda de invasões de terras por todo país. Diante disso, o setor produtivo de Mato Grosso contou com a firmeza do Governo do Estado que anunciou o programa Tolerância Zero contra as invasões nas terras mato-grossenes. Nesta segunda-feira (20.01), o governador Mauro Mendes e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) Vilmondes Tomain, reuniram forças de segurança e representantes da cadeia produtiva do agro para, de forma simbólica, celebrarem a marca de 50 tentativas de invasões frustradas pelo Tolerância Zero.
Foram 50 ações em 25 municípios; 22 armas de fogo e 34 armas brancas apreendidas e 255 pessoas conduzidas. “Tem sido muito satisfatória ver a forma como vocês estão trabalhando, muito unidos, a Polícia rapidamente atende os comunicados, em união com Sindicatos. O setor produtivo confiou na polícia, isso mostrou que quando nós temos um propósito bem claro e nos unimos de forma estratégica o resultado é muito eficiente”, destacou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes.
O clima foi de comemoração e agradecimento pelo empenho da Polícia Militar e Patrulha Rural em garantir segurança no campo. “Fico feliz de que tenhamos essa segurança no campo, há dois anos o governador assumiu o protagonismo e fez o anúncio e hoje podemos falar para os demais estados que em Mato Grosso temos segurança”, disse Vilmondes Tomain.
FESTA
Para registrar o sucesso da Operação Tolerância Zero, anunciado governo do estado em 09 de março de 2023, a comemoração contou com um bolo e parabéns para as forças de segurança. O secretário Coronel PM César Augusto de Camargo Roveri recebeu a homenagem e soprou as velas que marcaram as 50 tentativas frustradas de invasões.
A data teve um sabor especial para o presidente da Famato que comemorou aniversário nesta segunda-feira e contou com a presença dos diretores da instituição, Ronaldo Vinha (Relações Institucionais) e Robson Marques (Administrativo-financeiro); o superintendente do Senar, Marcelo Lupatini e o superintendente do Imea, Cleiton Gauer, entre outros presidentes de Sindicatos Rurais
O evento que lotou a Sala Garcia Neto, no gabinete do governador do Estado, teve a participação dos deputados estaduais Nininho e Dilmar Dal Bosco; os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Laice Souza (Comunicação), Cesar Roveri (Segurança), Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente) e Vitor Hugo (Justiça); o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Fernando e a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel.