Nos dias 17 e 18 de outubro de 2024, o superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini, esteve presente em São Luís no Maranhão, para o Encontro Nacional de Superintendentes do Senar, que reuniu as maiores lideranças do Sistema CNA/Federações de Agricultura e Pecuária para definir a atuação técnica e estratégica do agro no Brasil para 2025.
O evento discutiu programas prioritários, orçamentos e desafios do setor agropecuário, com foco na educação rural, assistência técnica e estratégias de fortalecimento dos sindicatos e da atividade rural. As decisões tomadas nesse encontro terão impacto direto no desenvolvimento do agronegócio brasileiro.
“O Maranhão é um estado com muita diversidade. Tem diversos biomas e números fantásticos. São quase 8 mil produtores assistidos com uma estrutura relativamente pequena e simples e com 350 técnicos de campo. É um estado que está conseguindo fluir as suas arrecadações e aumentar a sua renda com qualidade. Então, o Brasil inteiro precisa conhecer e prestigiar um trabalho tão bem feito como este”, explica o diretor geral do Senar Central, Daniel Carrara, satisfeito com o trabalho desenvolvido pelo Senar Maranhão.
Nordeste – Na região Nordeste, onde estão incluídas as ações programadas para o Maranhão, as prioridades são a ampliação da assistência técnica e gerencial e a implantação de serviços de consultoria rural. Vale destacar também a Educação Formal, e programas de promoção social.
“É importante a escolha de São Luís para sediar o Encontro. Muito nos orgulha porque é um momento muito importante onde foram discutidas ideias e ações para o futuro do Maranhão e do país como um todo, em todas as áreas de atuação do Senar”, disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão, Raimundo Coelho.
O evento teve pontos importantes para impulsionar ainda mais o atendimento ao produtor rural. Logo no primeiro dia (quinta), foram abordados as temáticas relacionadas a Tecnologias digitais: realidade virtual e realidade aumentada no âmbito das ações de Formação Profissional Rural e Promoção Social e outros de relevância para o setor rural.
O segundo dia (sexta), foi marcado pela apresentação das ações complementares do Instituto CNA( plataformas de indicações geográficas, plataforma de inovação e andamento do CNA, lançamento em 2025 do curso técnico em Agropecuária EaD, dentre outros assuntos de interesse.
“Todo o Brasil está no mesmo esforço de levar cada dia mais inovação e tecnologia para o campo, acompanhando a atividade rural dentro e fora da porteira,” destacou o superintendente do Senar no Maranhão, Luiz Figueiredo.
Fonte: ASCOM Faema