O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com a cooperativa financeira Sicoob Buritis e o Sindicato Rural de Torixoréu, reuniram-se com os produtores do Distrito do Pouso Alto, em Torixoréu para apresentar o Plano Safra 2024/2025 esta semana. Além de sanar dúvidas, durante o encontro cerca de 70 produtores puderam conhecer os serviços que o Sistema Famato oferece para o desenvolvimento sustentável e produtivo na região.

No início do mês de julho, o Governo Federal anunciou a nova proposta para fornecer recursos de financiamento da atividade agrícola no Brasil. O objetivo é oferecer aos produtores um plano mais agroecológico, com juros menores, recorde de recursos e mais garantias de acesso.

Uma das principais mudanças e atualizações foi a taxa de juros para a produção orgânica e de produtos da sociobiodiversidade, que será de 2% no custeio e 3% no investimento. Uma redução significativa em relação aos 3% no custeio no Plano Safra 2023/2024 e aos 5% ao ano em 2022/2023.
Segundo o supervisor da Regional de Barra do Garças, Hatyla Marques, a agenda proporcionou esclarecimento para a população do distrito e possibilitou aos produtores que tivessem acesso a informações junto a uma cooperativa bancária. Os participantes do encontro também conheceram as ações do Senar-MT, como a Assistência Técnica e Gerencial e cursos gratuitos.
Também participou da agenda o presidente do Sindicato Rural de Torixoréu, Antônio Victor Mesquita Pelezim.