A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT investe em treinamento contra incêndios e capacita mais de 800 brigadistas no primeiro semestre

Selo
Post Image

O período mais seco do ano já começou e, com ele, o risco de queimadas. Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Sistema Famato, têm atuado para orientar e capacitar a nossa população, sobretudo a rural, realizando 97 cursos, entre Brigada de Incêndio tipo I, tipo II e Florestal, formando 815 novos brigadistas, preparando os profissionais do campo para combater os focos de incêndio e diminuir os impactos para o meio ambiente, a produção e a sociedade.

Os cursos de Brigada de Incêndio Tipo I, Tipo II e Florestal proporcionam conhecimento sobre a prevenção contra incêndios, permitindo que os participantes evitem prejuízos ambientais, de vidas e financeiros. Com uma carga horária de 32 horas, os participantes aprendem sobre segurança e saúde no trabalho, técnicas de RCP para adultos, crianças e bebês, além dos aspectos legais relacionados às responsabilidades de brigadista.

O coordenador da Equipe de Produtos Educacionais, Pedro Gabriel Gomes, destaca que o Senar-MT está empenhado em preparar cada vez mais brigadistas para atuarem nos combates a incêndios em todo estado, colaborando com os Bombeiros neste importante trabalho.

“Além de ampliar as capacitações, o nosso compromisso é proporcionar o melhor treinamento para os profissionais do campo possam proteger o seu patrimônio e o meio ambiente de maneira correta, com menor risco e legal. Eles entendem como ocorre a combustão e a propagação do fogo, seu comportamento de acordo com o ambiente, seus impactos, linhas de defesa, estratégias de controle, manejo e combate”, explicou o coordenador.

Como ferramenta para atender cada vez mais as demandas do nosso Estado, a instituição está habilitando e realizando o credenciamento de novos instrutores para brigada de incêndio. Para se cadastrar, os interessados devem ser pessoas jurídicas e atender as exigências da Normas Técnicas do Corpo de Bombeiros (NTCB 34 e 39).

Vale ressaltar que o Governo de Mato Grosso antecipou o período proibitivo de uso do fogo no Pantanal em 2024 para junho e segue até o fim de dezembro e no Cerrado e na Amazônia, o período proibitivo começou em 1º de julho e também seguirá até o final de dezembro. Assim, ficam restritos os novos treinamentos de combate a incêndios florestais durante o período proibitivo, devendo retornar no próximo ano.

Segundo o coordenador da equipe de Regionais do Senar-MT, Victor Fazinga, a previsão é que sejam realizados mais 65 treinamentos na Brigada de Incêndio tipo I e II até o final deste ano, capacitando cerca de 650 brigadistas.

Para realizar os cursos de Brigada de Incêndio, acesse nossa agenda de cursos e entre em contato com o Sindicato Rural mais próximo de você CLICANDO AQUI.