Alunos da Escola Agrícola Ranchão do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), fizeram uma visita técnica na empresa de armazenagem de grãos Configrão, nesta quarta-feira, 03 de julho, em Nova Mutum. A visita guiada faz parte do aprendizado do curso técnico em Agropecuária dos 33 alunos do 2º ano na disciplina de Agroindústria.
O aluno Alan Guilherme Dal Moro, de 17 anos, conta que a experiência foi enriquecedora para o seu aprendizado, complementando o ensino em sala de aula. “Além disso, as visitas técnicas nos proporcionam a inserção no meio do Agro, conhecendo pessoas que estão diretamente ligados ao setor”, disse o jovem.
A aula em campo visa apresentar e aplicar conhecimentos de todo processo de recepção, limpeza, secagem, armazém geral e classificação de grãos de milho. Com um profissional de classificação de grãos, aprenderam um pouco sobre os procedimentos de classificação, como a verificação de impurezas e medir a umidade da amostra coletada.
O gerente de Educação Formal, Marcos Medeiros, destaca que a visita proporciona um conhecimento maior sobre uma das cadeias produtivas mais rentáveis de Mato Grosso. Visto que, de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) em abril deste ano, o estado lidera a produção de grãos do Brasil, sendo responsável por 28,2% da produção total.
“Oferecer a experiência e a vivência de estar dentro desse ambiente e acompanhando passo a passo de todo o processo coloca os futuros técnicos em Agropecuária em um patamar diferenciado quando se apresentarem para o mercado de trabalho. Não é só na teoria, mas também agregada à prática dentro de uma estrutura que está em operação no mercado”, explica Marcos Medeiros.