A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT acompanha 2° Missão Técnica dos 10 ganhadores do concurso CNA Jovem

Selo
Post Image

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) acompanhou os 10 selecionados da CNA Jovem, que fazem parte da 2ª Missão Técnica Agro Nacional, representando oito estados diferentes do Brasil, nos dias 23 e 24 de maio. 

Na ocasião, os jovens destaque, vindos de vários estados brasileiros, acompanharam de perto o trabalho desenvolvido pela Famato, Senar, Imea e AgriHub em prol do produtor rural e do agronegócio mato-grossense. também visitaram o Centro de Treinamento (CT) de Rondonópolis e as Fazendas Bom Futuro em Campo Verde, onde conheceram lavouras, máquinas agrícolas, armazenamento de grãos, pecuária, biofábrica e beneficiamento do algodão.

Maria Carolina é técnica em agropecuária, e como estudante de Medicina Veterinária relata que a visita foi uma ótima experiência para ver a introdução de raças europeias nos cruzamentos, com bons níveis de ganhos de peso e adaptabilidade materna. Além da integração lavoura e pecuária. “Superou todas as expectativas, não conhecia a cultura do algodão e na pecuária que é área em que eu trabalho. Foi visita, network e impulsionador para acreditarmos mais no nosso setor”, disse a jovem de 24 anos. 

Já Igor Fernandes, de 30 anos, é engenheiro de produção e para ele foi uma boa oportunidade de ver como os processos são integrados entre as culturas. “A experiência foi sensacional, de cinema para mim. Porque toda a dimensão do Agro do Mato Grosso que eu tinha era através de reportagens e Internet. E poder ver e ‘pisar’ em tudo isso aí foi uma experiência espetacular. Além disso, é muito bom ouvir de uma empresa daquele porte sobre a importância da formação técnica e atendimento do time do Sistema Famato e Senar-MT para mão de obra de base”, completou Igor. 

O gerente de Operações Gustavo Mocci, explicou que a CNA Jovem é um programa de liderança do Senar Central que teve mais de 2.500 participantes de todo o país. Esses ganhadores foram premiados com uma missão técnica em diversos estados, sendo Mato Grosso um deles. “Entre os ganhadores estavam zootecnistas, engenheiros de produção, veterinários, advogados, engenheiros de biossistemas, administradores, técnicos agropecuários e agrônomos”, destacou Gustavo.

Já a diretora adjunta de Educação Profissional e Promoção Social do Senar Central, Ana Angela de Sousa, afirmou que a escolha da visita técnica em Mato Grosso se deu pela relevância do impulsionamento econômico proporcionado por este estado através da agricultura, pecuária e extração mineral. Eles acompanharam de perto a teoria e a prática do Sistema Famato e do Senar-MT, conhecendo um pouco sobre os números, dados e soluções tecnológicas oferecidos ao produtor rural, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

“A visita técnica proporcionou a esses jovens profissionais o funcionamento da produção em duas propriedades, mostrando a agricultura de precisão, as grandes máquinas, biofábrica e outros setores, experiências que serão aplicados em suas atividades”, disse Ana Angela.

A comitiva passou por Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e agora desembarcou em Mato Grosso. Na Famato, os jovens foram recebidos pelos diretores administrativo e financeiro, Robson Marques, e o diretor de Relações Institucionais, Ronaldo Vinha. A visita técnica, também contou com a presença do supervisor da Educação de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Senar-MT, Edson Fabricio.