A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Floricultores atendidos pela ATeG vendem seus produtos durante feira em Tangará da Serra

Selo
Post Image

A 3° edição da Feira de Flores Natural do Campo reuniu doze floricultores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), no sábado, 11 de maio, em Tangará da Serra.

A produtora Joselma Pontes chegou cedo para receber o público, que encontrou as mais variadas lembrancinhas através de flores e plantas naturais personalizadas, prontas para decoração. “Existe todo um processo como plantio, cuidados e montagem, até chegar nesse momento tão esperado para todos nós, que é a comercialização. O evento é uma vitrine de oportunidades para alcançar um maior número de clientes, além de lucrar mais e destinar os recursos adquiridos no investimento do negócio”, ressaltou a florista.

As diversas variedades como flores tropicais, rosas do deserto, cactos, suculentas, samambaias e folhagens expostas no local foram opções para presentear as mães nessa data. Exposição que encheu os olhos da Erlete Brambila, das duas filhas e os três netos que vieram de Campo Verde e Campos Novo do Parecis para conhecerem a feira.

“Todos os anos venho no evento e escolho minha decoração da mesa do almoço de Dia das Mães, principalmente porque sou apaixonada por flores e plantas. Minhas filhas me puxaram, são inspiradas por plantas e aproveitaram para comprar também, já que os produtos estão atrativos”, disse Erlete.

O presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Romeu Ciochetta, destacou a relevância da parceria com o Senar-MT para fomentar os produtos dos floricultores da região. “É gratificante ver espécies trazidas de pequenas propriedades, ou até mesmo do quintal de casa. O Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, propõe fortalecer os produtores dessa cadeia, além da oportunidade de movimentar a economia do município, proporcionando investimento e novas ideias em seus negócios”, disse Romeu.

O técnico de campo credenciado, Henrique Machado, explica que atualmente Tangará da Serra e Nova Olímpia possuem 18 produtores da cadeia assistidos pela ATeG. Os produtos ofertados na feira passaram por tratos culturais, controle de pragas e doenças, levantamento de custo de produção e até formas de conversalização.

“O evento visa valorizar os floricultores, que irão oferecer aos clientes produtos com maior qualidade e aclimatados. Na maioria das vezes as flores vêm de fora, transportadas por caminhão refrigerado e infelizmente ao chegar aqui acaba não suportando a nossa temperatura. Adquirindo no local, as plantas já estão adaptadas ao nosso clima, onde terá maior durabilidade”, destacou Henrique.
A Feira das Flores contou com a presença da supervisora da ATeG Juliana Dias. A feira que antecede o Dia das Mães é organizada pela ATeG em parceria com o Sindicato Rural de Tangará da Serra, Prefeitura Municipal e Sicredi.