A jovem de 20 anos Rafaella Joyce Pereira, de Lucas do Rio Verde, realizou o curso de Operação de Colheitadeira de Grãos oferecido pelo Senar-MT em 2022, antes mesmo de tirar a carteira de motorista, com o objetivo claro de se tornar operadora de máquina agrícola. A profissão e o campo são o principal meio de tirar o seu sustento.
Com seus trabalhos como operadora, Rafaella pôde custear o curso de piloto primária e caminha para alcançar sua meta, fazendo os cursos de piloto para se tornar uma aviadora agrícola. Atualmente trabalha somente com colheita de grãos como o milho e o algodão, e conta que a oportunidade de fazer um curso de maneira gratuita abriu portas e hoje não faltam oportunidades de trabalho.
Rafaella também ressalta a importância da presença feminina nessa profissão. “Eu espero que assim como eu, muitas outras mulheres possam entrar nessa área para que possamos ganhar cada vez mais espaço. Além disso, fui muito bem recebida e auxiliada sem preconceitos de gênero”, relatou Rafaella.
O engenheiro agrônomo, mestre na área Agronômica, Roberto Tomazoni da Cruz, é instrutor do Senar-MT há oito anos, e conta que há uma grande procura pelo público feminino para esta capacitação. “Percebemos uma grande aceitação e aumento da presença feminina nos treinamentos. Além disso, no mercado de trabalho elas estão ganhando cada vez mais espaço e realizando uma colheita de grãos de qualidade”, conta o instrutor.
Hoje, o Senar-MT dispõe de três Centros de Treinamentos localizados em regiões estratégicas no estado de Mato Grosso, situados nos municípios de Sorriso, Campo Novo do Parecis e Rondonópolis. Esses centros têm como objetivo a capacitação em operação e manutenção de máquinas e implementos agrícolas, e são referência quando o assunto é inovação tecnológica, proporcionando aos participantes o aprendizado prático com o que há de mais avançado no mercado.
Em 2023, foram realizados 391 capacitações nessas estruturas. Até o mês de abril deste ano, já foram realizados 75 treinamentos do curso de Operação, Regulagem e Manutenção Básica de Colheitadeira de Grãos, sendo previstos mais 46 até o fim do primeiro semestre de 2024.
Para acessar a agenda do curso CLIQUE AQUI.