Alunos da primeira turma de Aprendizagem Técnica de Manutenção em Máquinas Pesadas em parceria entre Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) e Grupo Bom Futuro se formaram na noite desta quarta-feira, 08 de maio, em Sinop. Durante a cerimônia, formandos relataram expectativas para um futuro profissional ao receberem seus certificados.
No decorrer de dois anos de curso, o aluno Michael Ramos da Silva, 20 anos, se sentiu incentivado a continuar sua formação e buscar melhores oportunidades. Com a presença da família, prestigiando nesta data importante, Michael se sente ainda mais motivado em sua carreira.
“O Michel antes do curso era uma pessoa que não sabia o que fazer. Eu estava iniciando minha vida adulta, com 18 anos. E entrando no curso tive a chance de aprender algo novo e impulsionar minha vida”, relatou o jovem.
Na caminhada até o final do curso, Lucas Piovesan, conta que aprendeu coisas inimagináveis, que foram importantes para sua carreira e recomenda aos colegas e moradores de Sinop que busquem capacitação em máquinas agrícolas: “Aos colegas que vão seguir a área, aconselho que continuem sempre em busca de aprendizagem nessa área, pois Sinop é um município muito produtivo em Mato Grosso”.
Para o superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis, a parceria entre as instituições na cidade foi de grande valia, por considerá-la o polo da região norte do estado quando o assunto é agroindústria. Além disso, o desenvolvimento nesta área demanda cada vez mais mão de obra qualificada. “Temos a certeza que os alunos que estão se formando serão absorvidos pelo mercado de trabalho e desejo sucesso para eles, porque capacidade eles têm, e nós sabemos que o Senar e o Senai sabem fazer isso muito bem”, disse o superintendente do Senar-MT.
A gerente da unidade do Senai em Sinop, Bruna Souza, comemorou a certificação dos alunos e destacou o sucesso da parceria entre as instituições. “Essa parceria trouxe grandes ganhos, porque a gente conseguiu intensificar e unir forças para formar esses jovens e também para atender o mercado, no caso a Bom Futuro, que precisa de profissionais formados nessa área. O agro demanda de muita mão de obra e principalmente aqui no norte de Mato Grosso, a escassez é bem maior do que em outras regiões”, disse Bruna.
Já a coordenadora de RH da Bom Futuro, Ana Paula Marchi, lembrou os formandos sobre os valores aprendidos dentro da empresa e do quanto será gratificante que os formandos os carreguem em suas vidas.
“É uma honra testemunhar o desenvolvimento de vocês. Estive lá no processo seletivo e quando eu olho para trás eu posso visualizar o Thiago Goecks, que é meu gerente sonhando com este projeto. E o meu grande desejo é que vocês saiam para este mundo e que vocês carreguem os valores, como alimentar e prover o mundo, que esse é o grande objetivo da Bom Futuro”, destacou Ana Paula.
O presidente do Sindicato Rural de Sinop e vice-presidente do Sistema Famato, Ilso Redivo, elogiou a parceria entre as instituições e os jovens que se dedicaram para conquistar a formação técnica. “Parabéns os jovens que chegaram a esse degrau e se qualificaram para realizar um trabalho adequado nas propriedades rurais, prestando seu serviço, para crescerem como profissionais e subirem cada vez mais degraus em suas vidas”, saudou Ilson.
Também estiveram presentes na cerimônia, o supervisor da Regional do Senar-MT, Luiz Cantão, o coordenador técnico da Bom Futuro, Alexandre Barazetti e a coordenadora de Manutenção Agrícola da Bom Futuro, Larissa Anghinoni.