A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Educação Formal visita propriedade de ovinocultura em Campo Verde

Selo
Post Image

Prezando pela qualidade da educação oferecida pela Escola Agrícola Ranchão, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), através de representantes do setor de Educação Formal e da escola realizaram uma visita técnica no inicio de abril em uma propriedade modelo no município de Campo Verde, visando conhecer a estrutura de produção na área de ovinocultura.

A propriedade visitada foi do sr. Pedro Cambará que com sua experiência como produtor há 40 anos cria ovelhas das raças Santa Inês, Dorper, Texel e Île-de-France. Durante o dia a equipe conheceu toda a estrutura de aprisco, curral, piquetes, sistema de produção, manejo, sistema de reprodução e toda a parte de desempenho na produção de animais de alta qualidade.

Segundo o gerente de Educação Formal, Marcos Medeiros, a visita foi muito proveitosa para elaboração do projeto de reestruturação da infraestrutura física e também para conhecer os desafios do produtor ao longo do processo de criação. A expectativa é que as ordens de serviço para a reestruturação sejam emitidas no início de 2025.

“Essa visita também foi importante para conhecer o manejo desses animais para pegar as dicas para o processo de ensino e aprendizado dos alunos. Assim, os alunos com certeza terão um ambiente de aprendizado adequado para sua formação”, completou o gerente de Educação Formal.

O médico veterinário e analista de Educação Formal, Rafael Pedro Ribeiro de Freitas, faz parte do acompanhamento de qualidade e produção da área animal da escola Ranchão. De acordo com ele, a ovinocultura em Mato Grosso tem grande potencial de desenvolvimento, mas carece de técnicos no mercado para atuar no manejo das atividades.

“Estamos reestruturando a escola para que a instituição possa oferecer amparo na formação desses técnicos, para atuarem na atividade, conforme as necessidades do mercado”, finalizou Rafael.


Também participaram da visita, o coordenador da Escola Ranchão, José Paulo Souza Santos, o professor da escola ranchão, Antoniel Prado Silva e o Técnico em Agropecuária responsável pelos setores de Zootecnia da Escola Ranchão, Jordam Rodrigues Souza Almeida