A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

ATeGs do Brasil discutem desafios para expansão da Assistência Técnica e Gerencial

Selo
Post Image

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) participou do Encontro de Coordenadores da ATeG em Brasília.  Na oportunidade, foram discutidos os principais desafios e o papel dos profissionais na expansão da metodologia e no atendimento dos produtores rurais brasileiros. O evento foi realizado nos dias 21 e 22 de março. 

Para o gerente da ATeG do Senar Mato Grosso, Bruno de Farias, o evento que reuniu profissionais de todo país e do Distrito Federal, foi um momento de alinhamento, e o Senar Central pretende viabilizar esse crescimento das Assistências Técnicas, além de discutir qual a visão dos estados, até porque cada um tem a sua particularidade e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural tem a preocupação de expandir, mas de uma forma que não perca a qualidade. 

“ATeG de Mato Grosso está buscando crescimento e pretende a partir do próximo ano desenvolver um projeto piloto, que é a ateg de grãos. A ideia é inserir essa cadeia no atendimento aos produtores, proporcionando serviço direcionado a médios e grandes produtores do estado, visando um crescimento gradativo para que possamos atender da mesma forma que os outros estados Brasileiros”, disse Bruno.

Durante o encontro, a ATeG do Senar-MT também destacou sobre a entrada do leite de outros países e a preocupação com o produtor brasileiro, visando o estímulo da produção leiteira, além de debater medidas junto a CNA. A cafeicultura foi outro assunto abordado no evento. Apesar de os estados de Minas Gerais e o Espírito Santo serem o “carro chefe de cultivo”, o estado de Rondônia não fica atrás na produção do café e aos poucos Mato Grosso vem implementando a cadeia do grão. A exemplo das regiões de Colniza, Aripuanã, Nova Monte Verde, Alta Floresta, que já têm frentes de cafeicultura e estão sendo atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial. Além de Bruno, o encontro contou com a participação do coordenador da ATeG- MT, Bernardo Modesto.

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, participou do encontro e fez um panorama das ações do Senar, explicando a evolução do atendimento ao produtor até chegar à assistência técnica. Carrara falou da importância do processo educacional contínuo no campo e ressaltou que para o setor continuar se desenvolvendo é necessário investir também em gestão e inovação.

“Estamos trabalhando para avançar nos próximos anos e chegar a 1 milhão de produtores atendidos, mas precisamos da ajuda de vocês para ampliar a cobertura de atendimento nos estados”, disse o diretor. 

De acordo com o diretor-geral, o próximo desafio do Senar é investir em inovação. “Vamos entrar na área da inovação para desenvolver a classe média rural porque precisamos de tecnologia para reduzir os custos de produção e gerar mais renda para os produtores rurais”.

Os coordenadores da ATeG também apontaram a inovação, aliada à assistência técnica, como meio para ampliar a produtividade no campo e melhorar a renda do produtor.

Durante o evento os participantes das administrações regionais trocaram experiências entre si, além de conversarem com dois produtores assistidos pela ATeG.