A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Alunos relatam expectativa de sucessão familiar e aperfeiçoamento profissional no Agro

Selo
Post Image

Novos alunos dos Cursos Técnicos em Agronegócio e Zootecnia do Senar-MT foram recepcionados para o início das aulas em março. Os 50 inscritos nos cursos relatam grande expectativa em agregar conhecimento, iniciar uma nova profissão e garantir novas oportunidades no mercado de trabalho.

Rogério Mendes Machado é do município de Nobres e escolheu cursar o técnico em Agronegócio para aprimorar suas habilidades na área que atua há 32 anos. “Com o passar do tempo a gente vê que a demanda está muito alta em parte da operação e a conectividade atual junto com a produtividade melhorou muito o desempenho então eu vi essa oportunidade pelo Senar-MT e resolvi me candidatar, espero ter mais conhecimento sobre o Agronegócio principalmente porque que já atuo como instrutor de máquinas agrícolas”, explicou Rogério.

Também em busca de aperfeiçoamento da profissão, Francisleine de Sousa acompanha o abate de bovinos na propriedade dos pais em Poconé que recebe assistência técnica pelo Senar-MT. “Esse curso vai agregar conhecimento, na teoria e na prática. Tanto na questão tecnológica, quanto na questão de conhecimento em relação à área”, explicou Francisleine.

Leila Alves Ferreira tem um sítio na zona rural no município de Chapada dos Guimarães há dez anos, onde trabalha com a plantação de frutas e mandioca. Com a pretensão de começar a criação de animais, Leila decidiu iniciar já com o conhecimento em zootecnia para aplicar em sua propriedade.

Novas oportunidades

Com inspirações para uma nova profissão, Guilherme de Oliveira de Pontes e Lacerda, têm expectativas no curso técnico em Agronegócio, devido ser o setor que mais traz resultado para o país , além de ser uma grande porta no mercado de trabalho. “A máquina do Brasil, é o Agro. Faz algum tempo que tenho interesse em ingressar nessa área. Quando vi a oportunidade de cursar gratuitamente esse curso, não pensei duas vezes para me inscrever ”, contou Guilherme.

Gláucia Colugnesi é jornalista e trabalha na área da comunicação, como muitas vezes já fez assessoria de comunicação para clientes no agro, o curso de agronegócio dará uma base maior para tratar do assunto e também ajudar seu pai que veio do Estado do Paraná para investir em um sítio em Mato Grosso.

“Agora, já com trinta e poucos anos, eu decidi investir em uma segunda formação, tanto para tentar realizar o sonho do meu pai e também levar a propriedade dele para frente. Apesar de ser pequena, ele nunca quis que aquilo acabasse e almeja que seu sítio se perpetue por gerações. Desejo então, realizar o sonho dele, além de me ajudar também profissionalmente”, relatou a jornalista.  

Jonatas de Souza Farias veio da cidade de Campo Formoso na Bahia há dois anos, encontrou o curso de Zootecnia pelo site do Senar-MT e se interessou pela área. Após concluir o curso Jonatas sonha em futuramente se tornar agrônomo para levar a experiência na área da genética e também nutrição, que terá através do curso para outros lugares de difícil acesso, se tornando instrutor do Senar-MT e ajudando produtores rurais com a criação de animais. 

Para o gerente de Educação Formal do Senar-MT, Marcos Medeiros, a disponibilização desses cursos de maneira gratuita, além de importante para que novos profissionais se formem e se apresentem para o mercado de trabalho, valoriza o produtor rural e proporciona a mudança de atitude por meio da educação.