A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Novos acadêmicos em  Agronegócio e Zootecnia  destacam expectativa para o mercado do Agro

Selo
Post Image

Os alunos dos Cursos Técnicos de Nível Médio em Agronegócio e Zootecnia do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) realizaram a matrícula presencialmente durante os dias 24, 26, 27 e 29 de fevereiro. As aulas do semestre 2024/1 serão realizadas de modo híbrido desde 04 de março.

Segundo o gerente de Educação Formal, Marcos Medeiros, a disponibilização desses cursos é importante para que novos profissionais se formem e se apresentem ao mercado de trabalho, devolvendo diretamente ao produtor rural o recurso investido.

Ao todo, 75 vagas foram ofertadas, sendo 25 para o curso em Agronegócio, para o polo de Sorriso, 25 para o curso de Zootecnia e 25 para o curso em Agronegócio para o polo em Cuiabá de maneira gratuita.

“Também não podemos deixar de ressaltar que os futuros técnicos que estão iniciando a sua jornada agora com os cursos irão encontrar um mercado de trabalho cheio de oportunidades, pois o Agronegócio ainda tem uma carência muito grande por esses profissionais”, completou Marcos.

A assistente administrativa de Educação Formal, Jessica Barbosa, explica que as vagas foram preenchidas prioritariamente por produtores rurais ou seus familiares; ou ainda, os colaboradores dos produtores rurais. As vagas remanescentes, não ocupadas pelo público prioritário, foram preenchidas pelo geral.

As vagas prioritárias servem para auxiliar o trabalhador do campo, como Adenildes de Souza Junior, que já atua na área e decidiu fazer o curso técnico em Zootecnia para melhorar e otimizar a criação no sítio onde trabalha, no município de Acorizal. Para ele, a oferta do curso de maneira híbrida é importante para que ele consiga se capacitar enquanto executa sua função.

Assim como Adenildes, Rafaeli da Silva Pinho escolheu o curso de Zootecnia e, por morar na zona rural de Chapada dos Guimarães, se interessou muito pela área pretendendo até, após concluir o ensino técnico, se formar em Medicina Veterinária. “Desde pequena, vendo o trabalho do meu pai plantando e criando animais, que eu tenho o desejo de seguir seus passos”, relatou Rafaeli.

Pedro Júlio Teodoro de Almeida mora na capital conta que se matriculou para se tornar técnico em Agronegócio para conseguir oportunidades de emprego na área: “Nossa região está crescendo cada vez mais no Agronegócio, então, pelas oportunidades e estimativa de crescimento constante eu quero me preparar e me colocar à disposição para o que vem aí no mundo do agro”

As aulas serão realizadas de maneira híbrida. O curso possui uma carga horária presencial de 40% onde os alunos realizam as aulas práticas nos polos e em fazendas parceiras e 60% do curso a distância. Durante a matrícula, foi disponibilizado aos alunos todo material e programação do curso, com um calendário de previsão de aulas e também o Manual do Aluno.