A Gerência de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e a Superintendência de Articulação Institucional e Parcerias para Garantia de Direitos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) se reuniram no início de dezembro para discutir novas ações do Mutirão Rural 2024 por meio de serviços de cidadania, atendimentos de saúde e lazer.
A coordenadora de Projetos e Programas Especiais do Senar-MT, Nadja Brito da Paixão explicou que a parceria entre Senar-MT e Setasc já existe desde a criação do Mutirão Rural. E que ambos têm um papel social fundamental para as comunidades rurais de Mato Grosso, que na maioria são distantes dos grandes centros. São pessoas que usam das ações oportunidades para conectar diretamente com essas instituições, que levam os principais serviços de utilidade pública.
“E esse alinhamento com órgãos públicos fortalece ainda mais as nossas ações, principalmente por que a Assistência Social de Mato Grosso oferece emissões de certidões de casamento, nascimento e óbito. Na oportunidade, discutimos uma possível ampliação dos atendimentos através do Programa SER Família, entre outros “leques” de atuação da Setasc”, disse Nadja.

Já a superintendente de Articulação Institucional e Parcerias para Garantia de Direitos da Setasc/MT, Patrícia Cabral, explanou que o objetivo do encontro é alinhar com Senar-MT a parceria para o próximo ano, analisando o que foi desenvolvido em 2023 e, a partir daí, oferecendo serviços junto aos Mutirões da Instituição, como por exemplo a solicitação de segunda via de certidões de nascimento, óbito e casamento. “É relevante essa ação do Senar-MT, por meio do Mutirão Rural, principalmente por levar benefícios até as comunidades indígenas, por estarem em áreas mais distantes e que precisam ser assistidas e ouvidas com carinho, além do que já é oferecido no Programa SER Família”, ressaltou a superintendente da Setasc.
Participaram da reunião também o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Senar-MT, Gustavo Mocci e a assistente de Promoção Social Aline Costa de Oliveira.
Mutirão Rural- A meta do Mutirão Rural é conectar empresas e pessoas para melhorar a vida da população rural do estado, chegando até os locais de difícil acesso, levando serviços de saúde, cidadania e lazer, como: atendimento médico, odontológico e emissão de documentos.
Programa Ser Família
A iniciativa consiste na distribuição de cartões com a finalidade de reduzir as desigualdades sociais, mediante ações de promoção da cidadania, bem como inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de situações de pobreza e risco social, com a finalidade de auxiliar os destinatários na superação de tais fatores.