O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) entregou neste mês de dezembro ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso simulador de combate a incêndio /contêiner. O espaço confinado visa simular o fogo em ambientes fechados, mostrando o salvamento de vítimas de forma terrestre e elevada.
O gerente de Operações do Senar-MT Darion Liziê de Souza explanou que esse mecanismo propõe conhecimento ao produtor rural, principalmente devido à grande incidência de queimadas em Mato Grosso em determinadas épocas. O simulador foi construído em parceria com o Corpo de Bombeiros para capacitar o “homem do campo”, levando noções de brigada de incêndio, por meio de espaço confinado, treino em altura, ou seja, situações corriqueiras que ocorrer dentro das propriedades rurais, onde a pessoa tem que estar preparada para esse tipo de enfrentamento .
“Pelo estado ser continental acabam acontecendo situações que talvez não dê tempo do Corpo de Bombeiros atender a ocorrência, por isso que existe a formação da brigada rural. Hoje, se um produtor quiser fazer o treinamento voltado para a prevenção de incêndios na agricultura, ele pode procurar o Sindicato Rural e solicitar junto a corporação e fazer todo processo”, disse Darion.
Para o coronel do Corpo de Bombeiros, Marcelo Augusto Reveles, a estrutura vai muito além, tanto que para dar apoio nas operações e realizar uma ação de sucesso a tropa tem que estar muito bem treinada. E o simulador que o Senar-MT forneceu possibilitará a especialização de várias áreas da instituição e dos parceiros: “Não só no combate a incêndio, mas também podemos utilizá-la em salvamento em altura, que chamamos de plano elevado. O espaço propõe uma série de situações que poderão serem simuladas semelhantes ao ambiente no campo, assim propondo um treinamento específico da nossa tropa, principalmente na área rural, até porque o maior desastre que temos aqui em Mato Grosso são os incêndios florestais. Não é à toa que a nossa corporação vem se especializando e tem se tornado uma referência nacional, inclusive no Pantanal”, disse o coronel.
Na oportunidade o soldado do Corpo de Bombeiros Militar, Rafael de Lima Mesquita, explicou como funcionará o Centro de Treinamento Multifuncional, que além de conter um simulador de incêndio com fogo real, o mecanismo possibilita trabalhos em espaço confinado , ou seja, é um centro bem completo.
“Podendo utilizar outras partes , conseguindo realizar vários treinamentos em um só lugar, sem ter que ir para outros lugares, onde a logística de planejamento para treinamento fica bem mais prática, observando as dificuldades de quem está sendo capacitado, e dessa forma melhorar”, disse Mesquita.
Também participaram da entrega o coordenador da Equipe de Regionais do Senar-MT, Victor Roberto Ribeiro Fazinga e a diretora operacional do Corpo de Bombeiros, Vivian Rizziolli Corrêa.