A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Polos tecnológicos levam infraestrutura de capacitação para produtores de Mato Grosso

Selo
Post Image

Polo tecnológico de Rondonópolis funciona na estrutura do IMAmt

Em menos de um ano de funcionamento em Rondonópolis e Campo Verde, os polos tecnológicos também conhecidos como centros de treinamento (CTs) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) esperam alcançar juntos a realização de 150 cursos até o fim de 2022. Em parceria com o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), os polos estão disponíveis a demandas de todos os Sindicatos Rurais do estado.

Juntos, eles somam mais de 200 hectares de área e uma infraestrutura com salas de aula, oficinas, galpões e espaço para treinamentos de maquinários agrícolas. As instalações já dispõem de maquinários como pá carregadeira, empilhadeira e tratores, tudo para que alunos tenham contato com o que há de mais moderno no setor agropecuário.

Segundo o supervisor desses dois Centros de Treinamento, Luis Flávio Teixeira Junior, é uma oportunidade para que os participantes dos cursos aprendam na prática. “Estamos localizados dentro da fazenda do IMAmt e parte da propriedade é destinada à realização dos cursos. Um local onde os participantes podem receber tanto o conhecimento teórico quanto o prático”, destaca.

Durante o período em funcionamento, o CT de Rondonópolis bateu recorde de oito treinamentos realizados simultaneamente. Os cursos foram majoritariamente de operação de maquinários agrícolas e aconteceram durante a Exposul, em agosto deste ano.

CTs em MT – Atualmente, há 11 polos tecnológicos distribuídos em 10 municípios mato-grossenses. Dentre eles, alguns já estão em pleno funcionamento enquanto outros estão em fase de documentação, planejamento e construção.

Segundo o coordenador de polos tecnológicos do Senar-MT, Wlademiro Neto, cada CT carrega consigo uma particularidade. Eles são divididos entre: Polos DNA Senar, polos especializados e polos Senar-MT/ IMAmt. “Apesar dos objetivos específicos de cada um, todos atuam para atender o produtor rural ofertando as tecnologias mais modernas disponíveis no mercado”.

São 65 empresas parceiras que fornecem equipamentos e maquinários para a difusão de tecnologia e, consequentemente, para auxiliar os polos do Senar-MT a se tornarem referência em treinamento, pela oferta de máquinas com recursos avançados.

As demandas para treinamentos nos polos tecnológicos são feitas pelos Sindicatos Rurais de acordo com a necessidade da capacitação.